Basta-me um pequeno gesto feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve. – mas só esse eu não farei. Uma palavra caída das montanhas dos instantes desmancha todos os mares e une as terras mais distantes. – palavra que não direi. [. ] e, enquanto não me descobres, os mundos vão navegando nos ares certos do tempo, até não se sabe quando. – e um dia me acabarei. Entende-se desse texto que o eu lírico está se escondendo de alguém. Fica contemplando a natureza. Gosta de acenar para as pessoas na rua. Sente dificuldade em declarar seu amor
Respostas
O poema "Timidez", de Cecília Meireles, expressa um eu lírico tímido, que sente dificuldade em declarar o seu amor (letra D).
O que é a timidez?
Timidez é a qualidade de quem é tímido, aquele sujeito acanhado, inseguro e envergonhado. Quem tem timidez tem mais dificuldade de falar, de expressar seus pensamentos e sentimentos, e de agir. Toda pessoa pode se sentir tímida em contextos diferentes, mas algumas são mais tímidas que as outras.
O poema "Timidez", de Cecília Meireles, expressa ideias e sentimentos contidos de um eu lírico que não revela o seu amor devido a sua timidez. Por isso, ele apresenta uma ausência de atitudes e iniciativas num tom melancólico. Isso porque ele é tímido, portanto, inseguro, e tem vergonha de expressar o que sente.
Entenda mais sobre timidez aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48301571
#SPJ4