Cordel A literatura de cordel é uma forma de contação de histórias em verso. Originalmente, era de transmissão oral, mas com o tempo foi sendo escrita e impressa. É considerada uma literatura popular. [. ] Na literatura de cordel, as histórias nascem como poemas cantados. O cordelista, ou cantador de histórias, vai inventando seus versos e cantando-os de forma rimada e cadenciada. Depois, as histórias são impressas e os livretos são pendurados em um cordão para ser vendidos. Daí seu nome, literatura de cordel. Para atrair compradores, alguns vendedores cantam as histórias, muitas vezes acompanhados de uma viola. [. ] O tema desse texto é a literatura de cordel. A literatura popular. Os contadores de histórias. Os vendedores de histórias
Respostas
Resposta: É A PRIMEIRA ALTERNATIVA: a literatura de cordel
Explicação:
O tema do texto equivale à literatura de cordel (alternativa A).
Tema literatura de cordel
O tema é o assunto principal de um texto, com todo o texto sendo desenvolvido a partir dele. No texto há pistas para se identificar o tema.
O texto "Cordel", tem como temática a literatura de cordel, pois o termo está no título e introduzido logo no primeiro parágrafo, além de ser mencionado mais de uma vez ao longo do texto.
A literatura de cordel consiste numa literatura popular em verso, que surgiu de forma oral e depois foi transferida para folhetos. É caracterizada por contar histórias na forma de canções, com poemas apresentando geralmente rimas.
Entenda mais sobre tema literatura de cordel aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25479887
#SPJ2