Com o advento da Idade Média e um aumento do sentido de privação e regulação de muitas expressões da vida do homem, o jogo e a brincadeira, passaram a ter seu desenvolvimento orientados por um novo paradigma de moralidade, a partir do entendimento de que os impulsos gerados por esta prática deveriam ser controlados para que os homens fossem mais obedientes e educados. "[. ] A Igreja medieval também condenava o jogo sob todas as suas formas, sem exceção nem reservas, e particularmente nas comunidades de clérigos bolsistas que deram origem aos colégios e às universidades do Ancien Régime" (ARIÈS, 1981, p. 92apud NATALI, 2018, p. 19)
Respostas
Sobre a evolução da noção da infância através das brincadeiras, é possível afirmar que: Todas as afirmativas estão corretas.
História da Infância
A noção da infância nem sempre foi a mesmo da que se tem na atualidade, já que, por muito tempo as crianças eram vistas como adultos em miniatura, e desta forma suas ações se limitavam na realização de tarefas de auxílio aos adultos.
Entretanto, essa noção se modificou com o passar do tempo, em que a infância passou a ser associada também com as brincadeiras lúdicas, enquanto que o trabalho seria associado com a fase adulta.
E desta forma, alguns jogos se tornaram mais presentes em determinadas fases da vida, como os jogos de azar que passaram a ser vistos como perigosos, e não indicado ao público infantil.
A continuação da questão é:
De acordo com o excerto acima e com os conteúdos da disciplina, analise as afirmativas:
I. Após um longo período de proibições da Igreja a respeito de práticas corporais incluindo os jogos, foi um grupo da própria igreja, os jesuítas, que reconheceram o potencial educativo dos jogos, utilizando-os dentro das escolas.
II. No fim do século XVIII, foi atrelada uma nova função aos jogos e práticas corporais: preparar os corpos e os espíritos dos jovens para as guerras, para constituir-se como um bom defensor da nação e de trabalhador de excelência, eficiente para contribuir com a força de trabalho desta nação.
III. Os padres com o objetivo de educar compreenderam que não era possível inibir totalmente o desejo pelo jogar, pelo brincar.
Leia mais sobre a evolução da infância em: https://brainly.com.br/tarefa/53309486
#SPJ4