Cite transformações que
ocorreram na Europa no
Renascimento nos seguintes
aspectos:
a) Sociedade
b) Economia
c) Ciências
d) Filosofia
e) Religião
Respostas
Resposta:
a) Sociedade: ruptura dos antigos laços sociais do Feudalismo e consolidação do sistema aristocrático; muitas cidades faziam parte dos estados pontifícios governados por um legado papal e senados, constituídos por famílias aristocráticas das respectivas cidades. Além disso surge uma nova fração social, a burguesia.
b) Economia: O comércio se intensifica, surgem novas profissões e novas indústrias, e o capital é controlado pelo sistema aristocrático.
c) Ciências: A produção artística e literária na Europa se intensificam, os estudos sobre história e ciência política ganham espaço com as obras de Maquiavel e Guicciadini, e a primeira universidade européia é instalada na cidade de Bolonha.
d) Filosofia: Os humanistas apresentaram um movimento à favor da dinamização dos estudos acadêmicos, que antes apenas contemplavam direito, medicina e teologia, baseado nos estudos humanos, isto é, história, poesia, filosofia e matemática. Era o começo da elaboração de uma nova cultura, que se afastava das tradições medievais, e que induziu “à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos, centrados no indivíduo e em sua capacidade realizadora ”. (SEVCENKO, 1998, p.15)
e) Religião: Até então a Europa era dominada pelos valores da Igreja Católica, que começa a perder força durante as transformações do Renascimento, sobretudo pelas mudanças de pensamento ocasionadas pelo Humanismo, que coloca o homem como centro, afastando Deus da posição suprema e inquestionável, e enfatizando a força realizadora humana por meio do racionalismo e antropocentrismo.
Explicação: A Renascença Italiana é resultado sobretudo de um novo interesse na produção artística em Florença, influenciado pela presença da arte bizantina e medieval, e que retoma valores clássicos, da época em que Roma prosperava no território Italiano e Europeu. De acordo com Gombrich (1999, p.223) “a ideia de um renascimento associava-se, na mente dos romanos, à ideia de uma ressureição da “grandeza de Roma”.” Essa retomada de valores e construções sociais introduziram o surgimento do que chamamos de Pensamento Moderno, cujos paradigmas que se estendem até hoje transformaram a Europa e o mundo ocidental para sempre.