Respostas
A fé e a razão podem andar juntas?
Resposta:
A filosofia medieval europeia é caracterizada em fé e razão dependendo da época e o local.
Explicação:
Membros do clero tem seu foco em fé, filósofos que não têm participação junto a igreja medieval, buscam a cientificidade e a razão. A lógica dessa relação é entendida pela relação de tempo, a idade média é extensa e foi modificada por interesses ao longo da evolução social europeia, explorações do Novo Mundo e diversos eventos afins.
Dentro da realidade do saber medieval, há muito campo de estudo a ser explorado e áreas específicas em épocas medievais específicas, como baixa, média e alta idade média. Em se tratando de filosofia, existiram, de fato a filosofia teocêntrica e a filosofia racional, isto, claro, quando somos simplistas. Quando focamos nessa dicotomia, podemos perder um saber inteiro por quantificação, entenda-se quantificação como mensuração de algo (isto é isto, aquilo é aquilo). Quando se tratando de São Tomás de Aquino, canonizado pelo catolicismo por sua filosofia e contribuição teológica, estamos pensando em baixa idade média, baixa por nomenclatura histórica, não qualificação, período máximo do feudalismo europeu, XI a XIII. Estamos pensando em fé como centro da característica filosófica.
Já em racionalismo, temos o material de estudo de Maquiavel, que embora membro do principado, não escrevia em prol da fé, mas da razão de ser de um principado e os comportamentos de um príncipe perante aos homens, não à fé. Maquiavel, por sua vez, estava já no "fim da idade média" então o termo idade média se mostra amplo.
Como são diferenças significativas, sugiro que vejamos o contexto histórico e os trabalhos em separado, dentro da realidade em que ocorreram, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/48094618 (Santo Tomás de Aquino)
https://brainly.com.br/tarefa/24225675 (Nicolas Maquiavel)
ps: são apenas sugestões de filósofos da época, para demonstrar a diferença