• Matéria: Psicologia
  • Autor: marciatellesoliveira
  • Perguntado 3 anos atrás

Nenhum professor pode deixar que os alunos façam o que quiserem em sala de aula. Isso seria a anarquia total. Muito pelo contrário, os professores devem construir um ambiente escolar de cooperação, onde todos os alunos possam se manifestar de forma correta, respeitosa tanto ao docente quanto aos colegas de classe. Porém, o que vemos em diversos noticiários nacionais e pela própria vivência escolar é a crescente violência física existente entre os alunos, determinando, assim, que o caos tem imperado nas escolas do país - sem distinção entre rede de ensino pública ou privada. Imagine que você seja um docente de uma escola que passa por esse problema disciplinar. Que solução você poderia propor para mudar tal situação? Considere que essa proposta não deve indicar o uso de qualquer ação impositiva e autoritária, mas deve colocar os alunos como possíveis colaboradores para esta solução. Seu texto deverá conter, no máximo, dez linhas.

Respostas

respondido por: marleneossemer
2

Resposta:

Explicação:Proposta para acabar com a indisciplina escolar

Obviamente, cada escola possui sua realidade específica. Contudo, uma proposta que pode valer para todas diz respeito à questão do envolvimento dos alunos na busca de soluções conjuntas. Para tanto, os pedagogos e professores deverão, após muitos encontros, construir um projeto em longo prazo que envolva toda a comunidade acadêmica. Assim, a parte administrativa e a docente estarão preparadas para executar o projeto em sala de aula. O professor em sala de aula deverá conversar com os alunos e, através de perguntas e respostas, construir um quadro com as respectivas queixas, elogios e desejos dos alunos. A partir daí, ele deverá priorizar juntamente com os educandos os itens que eles consideram mais importantes do quadro. Após a finalização deste, os professores deverão conversar com os alunos sobre os pontos positivos e negativos e, ao final, convidá-los a firmarem um compromisso de cumprimento das etapas definidas conjuntamente. Nesse processo, os alunos, como cocriadores das propostas, se sentirão mais envolvidos e mais conscientes das suas ações e as implicações da quebra das regras. Logo, os professores deverão deixar claro que a quebra do acordo acarretará penalidades predefinidas pelo próprio grupo. Esse projeto é possível e viável, desde que bem executado e apoiado pela gestão escolar.

respondido por: joaopaulooas
3

A proposta que mais se adéqua a realidade da educação é o desenvolvimento de técnicas e mecanismos da psicopedagogia, bem como a psicologia. Como, por exemplo, a implementação de trabalhos em grupos que fomentem a cooperação e respeito mútuo.

Como o professor auxilia na educação dos alunos?

O professor tem por responsabilidade levar o aluno no caminho do saber de forma pacificada e humanizada. Nesse sentido, é por meio dos seus processos de ensino, aprendizagem e avaliação que é formado indivíduos capazes de enfrentar os diversos desafios que a vida propõe.

Portanto, o professor é o principal formador de uma sociedade desenvolvida.

Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares