Imagine que você foi contratado por uma startup, como Analista de Requisitos. A startup desenvolveu um e-commerce para venda de tênis que devem ser importados dos Estados Unidos.
A ideia de fundar a startup, denominada de FAT, surgiu ainda na Universidade entre 5 amigos. Inicialmente codificavam juntos e na medida que as ideias iam surgindo iam dando “vida” a novos produtos. Perceberam então, que estavam crescendo e precisam de um ambiente maior de trabalho e de mais pessoas na equipe. Assim, conseguiram uma vaga na incubadora tecnológica da Universidade e convidaram mais dois amigos para integrarem a equipe. Assim, dividiram-se em dois: uma parte para website e outra para o desenvolvimento móvel. Conseguiram se consolidar no mercado, aumentaram sua equipe para 40 funcionários e grandes clientes e investidores.
Como a empresa passou a ter grandes clientes e investidores, cada cliente requer uma funcionalidade específica a qual atenda às suas demandas, porém os desenvolvedores acabam se deparam com diversas confusões nas implementações, pois muitas mudanças impactam no desenvolvimento e resultado final. E devido à alta demanda de produtos “não há tempo” de criar ou atualizar um documento de requisitos.
Porém esse problema está próximo a ser resolvido, VOCÊ FOI CONTRATADO, e para tal seu chefe quer que você organize o processo de Engenharia de Requisitos da FAT, prezando pela agilidade e resolvendo o problema de documentação.
Agora é com você, como você resolve o problema da FAT?
Vamos ao trabalho!
Respostas
Resposta:Com foco na resolução do processo de Engenharia de requsitos da FAT, faz-se necessário organizar o processo em etapas, que são:
1° Entrevista com todos os clientes envolvidos no projeto, realizando a elicitação de requisitos
2° Descrição dos requisitos do cliente e de sistema, dando inicio a documentação de requisitos do projeto
3° Classificação destes requisitos já descritos anteriormente, trazendo suas funcionalidades e restrições
4° Prototipação de baixa fidelidade(visando acelerar o processo devido a alta demanda de produtos) e testes deste protótipo.
5° Novamente entrevista com os clientes envolvidos, afim de entender possíveis alterações finais no projeto e garantir que está no caminho certo do que foi solicitado
6° Implementação e avaliação do projeto para os clientes, com todo detalhamento e manutenção do projeto.
Para organizar o processo de Engenharia de Requisitos da FAT, prezando pela agilidade e resolução do problema será necessário organizar os processos em etapas, sendo elas:
- Entrevistar todos os clientes envolvidos no projetos e realizar também a elicitação de requisitos;
- Descrever os requisitos do cliente e do sistema para assim dar inicio a documentação de requisitos do projeto;
- Classificar os requisitos descritor anteriormente para assim trazer suas funcionalidades e restrições;
- Protótipo de baixa fidelidade, visando sempre acelerar o processo devido a alta demanda dos produtos e também os testes do protótipo;
- Realizar novamente entrevistas com os clientes envolvidos com a finalidade de entender as possíveis alterações finais no projeto e assim garantir que está no caminho certo do que foi solicitado;
- Implementar e avaliar o projeto para os clientes, sempre com todo o detalhamento e manutenção do projeto.
O que é a engenharia de requisitos da FAT?
O FAT ou teste de aceitação de fábrica é um processo que avalia o equipamento durante e após o processo de montagem realizar o acompanhamento durante a construção. Ademais, realiza teste afim de validar a funcionalidade e performances de operação conforme as especificações desejas pelo projeto.
Saiba mais sobre o FAT em:
brainly.com.br/tarefa/53782021
#SPJ2