Considere o trecho de uma reportagem sobre a quantidade de horas de sono necessárias, de acordo com a idade: A quantidade certa de repouso que o corpo precisa (1) muda de acordo com a faixa etária e características pessoais. Um bebê recém-nascido, por exemplo, dorme de 14 a 18 horas para garantir um crescimento e desenvolvimento cognitivo adequados. Adultos, por outro lado, necessitam entre sete a oito horas, em média. Para entender melhor quantas horas de sono devemos ter em cada fase da vida, algumas entidades especializadas em Medicina do Sono elaboraram uma cartilha. (2) Com base em evidências científicas, as orientações levam em consideração a necessidade mínima de repouso para cada faixa etária, mas podem variar de acordo com os limites de cada corpo. (3) Afinal, cada indivíduo é único, reforçam os especialistas. De acordo com a numeração, as orações têm a seguinte classificação:
A oração subordinada (1)/ oração subordinada (2)/ oração coordenada (3)
B oração coordenada(1) / oração coordenada (2)/ oração subordinada (3)
C oração subordinada (1)/ oração principal (2)/ oração coordenada (3)
D oração coordenada (1)/ oração subordinada (2)/ oração coordenada (3)
Respostas
Resposta:
C oração subordinada (1)/ oração principal (2)/ oração coordenada (3)
A alternativa que indica corretamente a classificação das orações presentes no trecho é: "C) oração subordinada (1)/ oração principal (2)/ oração coordenada (3)."
Identificar a relação de dependência e sentido de cada oração é a melhor maneira de conhecer sua classificação. Orações subordinadas são dependentes de um completo para lhes dar sentido. Orações coordenadas podem ser compreendidas separadamente. Já a oração principal contém a ideia central e que funciona sem qualquer tipo de complemento.
Orações: identificação e tipos
Chamamos de oração a todo grupo de palavras que, juntas, nos transmitem uma mensagem. Toda oração possui um verbo como seu núcleo.
É a função sintática das palavras e a mensagem contida nelas que determinará os tipos de oração, quais sejam:
- Oração principal: possui função sintática independente, contendo a mensagem principal e que se conecta com qualquer outra oração, sem necessariamente depender desta conexão para sua compreensão.
- Oração coordenada: quando duas ou mais orações se conectam entre si através de vírgulas ou conjunções, mas são sintáticamente independentes uma da outra.
- Oração subordinada: tem seu sentido dependente e atrelado à oração principal, dependendo dela para ser compreendida e estabelecendo função sintática em relação à principal.
Você também pode ler mais sobre:
Orações subordinadas: https://brainly.com.br/tarefa/20719571
Orações coordenadas: https://brainly.com.br/tarefa/4625914
Função sintática: https://brainly.com.br/tarefa/6201656
Espero ter te ajudado e te desejo bons estudos!
#SPJ2