Questões
1. Que posições estão reservadas aos trabalhadores e aos capitalistas nessa estrutura? Essa estrutura é diferente da que existe atualmente?
2. O que distancia o trabalho do capital? Qual é a crítica expressa na imagem?
Respostas
Antes de tudo, Irei te perguntar novamente. Qual a imagem????
1-No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho é o principal definidor da posição do indivíduo na estrutura social, tendo propriedade dos meios de produção ou seja, ele possui ou não a terra, a fábrica, o banco, os equipamentos, os instrumentos de trabalho, etc.
O trabalho assalariado no capitalismo também é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.
2-A Definição de capital é o agrupamento de haveres, como soma de bens ou recursos, colocados à disposição da entidade (seja pessoa física, jurídica ou organização da sociedade civil) independentemente desses recursos serem provenientes de proprietários ou terceiros.
Já o trabalho, é o fator de produção mais importante. Usualmente os economistas medem o trabalho em termos de horas dedicadas, salário ou eficiência.