1. Um corpo que se move com velocidade constante descreve um movimento uniforme (MU). Como a velocidade é constante, é possível estimar facilmente os instantes e as posições futuras, assim como posições e instantes passados.
O esquema a seguir representa o movimento de um automóvel ao longo de uma estrada, tendo iniciado sua viagem no espaço s = 10 km (marco quilométrico 10 km).
Considerando que o automóvel se desloca com velocidade praticamente constante (movimento uniforme), faça o que se pede
a. Preencha a tabela a seguir, que relaciona alguns dos espaços e os respectivos instantes de tempo que descrevem o movimento do automóvel.
b. Calcule a velocidade do automóvel, em km/h.
c. Determine o instante em que o automóvel chegará à praça de pedágio, que se encontra no marco quilométrico 290 km.
d. Determine o espaço (marco quilométrico) em que se encontra o posto de combustível, sabendo que o auto móvel passou por ele no instante t = 1,5 h.
Respostas
A partir dos devidos cálculos realizados, podemos concluir que as respostas para as suas perguntas que envolvem o assunto de velocidade média e movimento uniforme são respectivamente :
a) A tabela foi preenchida abaixo
b) 80 km/h
c) 3,5 h
d) 130 km
Velocidade média
A velocidade média é encontrada a partir da razão (divisão), entre o espaço percorrido pelo intervalo de tempo necessário para percorrer determinado projeto, matematicamente, sendo descrita pela fórmula :
- Em que :
Vm = Velocidade média (no S.I e dada em m/s, mas pode ser dada em km/h)
ΔS = Espaço percorrido (Espaço final - Espaço inicial)
ΔT = Intervalo de tempo (Tempo final - Tempo inicial)
Sabendo dessa fórmula, podemos resolver a questão.
a) Preencha a tabela a seguir, que relaciona alguns dos espaços e os respectivos instantes de tempo que descrevem o movimento do automóvel.
b) Calcule a velocidade média do automóvel, em km/h.
A velocidade média em km/h para ser obtida como proposto pela fórmula acima, se dá pela variação do espaço pela variação do tempo, então basta pegarmos dois intervalos de espaço e de tempo qualquer, e encontrar a velocidade média. Vamos pegar por exemplo o espaço de 10 km e 90 km, e o tempo de 0h e 1h.
- Aplicando na fórmula :
Portanto, descobrimos que a velocidade desse automóvel em km/h é de 80 km/h.
c) Determine o instante em que o automóvel chegará à praça de pedágio, que se encontra no marco quilométrico 290 km.
Para resolver essa alternativa, vamos utilizar a lógica pois não há a necessidade de realizar qualquer cálculo. Se em uma hora, esse carro percorre 80 km. Então em meia hora (0,5h), esse carro percorre a metade, ou seja, 40 km. De acordo com a figura, o carro se encontra no km 250 com 3 horas, e ele quer chegar no km 290. Nesse sentido, perceba que faltam 40 km para chegar nessa quilometragem, justamente o tempo percorrido em meia hora, logo, temos que :
3 h + 0,5 h = 3,5 h
d) Determine o espaço (marco quilométrico) em que se encontra o posto de combustível, sabendo que o automóvel passou por ele no instante t = 1,5h
Para essa questão, utilizaremos a mesma lógica da questão acima, se em 1h ele percorreu 90 km, e em meia hora (0,5h) ele percorre 40 km, em 1,5 h ele vai percorrer 90 km + 40 km, ou seja :
90 km + 40 km = 130 km.
Portanto, a partir dos devidos cálculos realizados, fomos capazes de resolver essa questão.
Para mais exercícios de mesmo assunto, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/52180272
https://brainly.com.br/tarefa/52120943
https://brainly.com.br/tarefa/47229311
Bons estudos e espero ter lhe ajudado a compreender a resolução dessa questão :)
#SPJ1