• Matéria: História
  • Autor: monicafelicianunes
  • Perguntado 3 anos atrás

[...] A Revolução de Avis foi crucial para a história de Portugal, pois inaugurou uma dinastia que estabilizou a sucessão dinástica do país durante os dois séculos seguintes [...]. Foi importante também porque estabeleceu a independência de Portugal e colocou fim às constantes ameaças que o país sofria do Reino de Castela.
Além disso, após a Revolução de Avis, a burguesia portuguesa prosperou. Os reis da dinastia de Avis investiram no desenvolvimento comercial de Portugal com o apoio da burguesia que havia participado da revolução. [...]



Com base nesse texto, a Revolução de Avis ajudou Portugal a
1 consolidar um Estado nacional.
2 estabelecer alianças com reinos vizinhos.
3 investir na economia popular.
4 superar a influência da nobreza na política.

Respostas

respondido por: kevin114VC
17

Resposta:

2)estabelecer alianças com reinos vizinhos.

respondido por: Charliebs
6

A alternativa correta é Estabelecer alianças com reinos vizinhos.

A Revolução de Avis foi um conflito bélico, e político ao mesmo tempo, que aconteceu, nos anos de 1383 e 1385, entre o Reino de Castela, e o Reino de Portugal.

O surgimento do país de Portugal como nação, está diretamente relacionado com a Guerra da Reconquista, na qual os cristãos da Península Ibérica começaram uma batalha para que os mouros fossem expulsos, pois, os mouros invadiram, e se estabeleceram na península no século VIII.

Quando os mouros foram expulsos, novos reinos foram formados na península.

O que foi a Revolução de Avis?

A Revolução de Avis é a maneira que os historiadores têm, de compreender a virada dos acontecimentos ocorridos na crise de 1383 até 1385.

A crise, que durou dois anos, foi desencadeada pelo declínio da dinastia afonsina, depois da morte do rei D. Fernando I. Com esta crise, começou uma batalha pelo trono, levando ao início da dinastia de Avis, quando o Mestre de Avis, foi coroado como Rei de Portugal.

Compreender os acontecimentos da Revolução de Avis, requer contextualizar o processo de formação de Portugal como nação.

O surgimento do país de Portugal como nação, está associado à Guerra da Reconquista, uma batalha entre os habitantes cristãos da Península Ibérica, e os Mouros, muçulmanos que eram do Norte de África, e que invadiram a região no século VIII.

Com a expulsão dos mouros da Península Ibérica, surgiu na região um reino cristão. Um desses reinos foi o Reino de Leão, que está localizado, na parte noroeste da Península Ibérica.

A Revolução de Avis foi extremamente importante para Portugal, garantir a sua estabilização como nação, e na eliminação da anexação de Portugal por Castela, ao seu território.

Através desta revolução, Portugal conseguiu se estabilizar politicamente, o que foi fundamental, para o desenvolvimento do país em longo prazo.

Veja mais sobre A Revolução de Avis no link abaixo:  

https://brainly.com.br/tarefa/767852

#SPJ2

Perguntas similares