A modernidade iluminista é marcada por um sentimento hegemônico que pode ser encontrado nos escritos de autores como Marquês de Condorcet, Voltaire e Diderot. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor define esse sentimento hegemônico.
O sentimento hegemônico no Iluminismo foi a melancolia, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que a Idade Média havia sido o apogeu do progresso humano.
O sentimento hegemônico no Iluminismo foi a nostalgia, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que a Antiguidade havia sido o apogeu do progresso humano, um legado considerado irrecuperável.
O sentimento hegemônico do Iluminismo foi a religião, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que o catolicismo medieval era o apogeu da cultura humana e, por isso, deveria ser preservado.
O sentimento hegemônico no Iluminismo foi o otimismo, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que viviam um momento de aceleração a história rumo ao progresso.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A alternativa que melhor define esse sentimento hegemônico que pode ser encontrado nos escritos de autores como Marquês de Condorcet, Voltaire e Diderot, é letra d) O sentimento hegemônico no Iluminismo foi o otimismo, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que viviam um momento de aceleração a história rumo ao progresso.
Pois, os iluministas viam a idade antiga e a idade média como o período das trevas onde as pessoas não podiam desenvolver o seu pensamento crítico.
Iluminismo
O iluminismo foi um movimento político, cultural e intelectual que se desenvolveu durante o século XVIII, também conhecido como século das luzes.
O iluminismo se opusera as ideias produzidas na idade antiga e idade média, por considerar que esse período, segundo os iluministas, ser marcado pelo misticismo e domínio da igreja. Sendo assim, para os iluministas, a razão deveria ser o guia da humanidade.
Aprenda mais sobre iluminismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/7012623
#SPJ2