Para Maximiano (2004) declínio do sistema artesanal de produção aconteceu no contexto do período medieval, onde a produção anteriormente direcionada para a subsistência se tornou obsoleta e sobrecarregada pelas primeiras formas de cooperativas/organizações que adquiriam produtos das pequenas oficinas de produção familiar, e faziam o comércio de bens em larga escala. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004. Entre as características principais do sistema artesanal se destaca:
Respostas
Resposta:
- artesão altamente qualificado em todas as atividades ou etapas de produção
Explicação:
Segundo Womack, Jones e Roos (1992) caracterizaram esse sistema por:
* artesão altamente qualificado em todas as atividades ou etapas de produção;
* organizações extremamente descentralizadas;
* emprego de máquinas de uso geral;
* volume baixíssimo de produção, alta variedade de produtos e exclusividade de customização.
Womack, Jones e Roos (1992) esclarecem, ainda, que uma das dificuldades do sistema de produção artesanal era a falta de padronização e confiabilidade dos produtos. Isso ocorria, pois o sistema de produção artesanal, por se ausentar no uso de métodos/processos replicáveis, não conseguia garantir a conformidade e qualidade nos produtos, aos olhos do consumidor.
R) Volume baixo de produção.
Dentre as características do sistema artesanal de produção, presentes até os dias atuais em certos nichos produtivos, o volume baixo de produção é um dos mais essenciais, já que em função da grande especialização do artesão ele tende a fazer todas as etapas do processo, diminuindo o volume produzido.
Resposta:
Volume Baixo de Produção
Explicação:
A alternativa está correta, pois dentre as características do sistema artesanal de produção, presentes até os dias atuais em certos nichos produtivos, o volume baixo de produção é um dos mais essenciais, já que em função da grande especialização do artesão ele tende a fazer todas as etapas do processo, diminuindo o volume produzido.