Com base na análise das figuras, é correto afirmar que: a) A é raiz de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados e região central preenchida com xilema; B é raiz de monocotiledônea, pois tem feixes vasculares separados entre si, formando um cilindro. b) A é caule de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados; B é raiz de eudicotiledônea em crescimento primário, pois tem feixes vasculares colaterais separados entre si, formando um cilindro com parênquima no centro. c) A e B são raízes de eudicotiledôneas, no entanto, B representa a estrutura primária, e A representa a estrutura secundária desse órgão. d) A é raiz de eudicotiledônea, pois apresenta floema e xilema alternados e região central preenchida com xilema; B é caule de eudicotiledônea em crescimento primário, pois tem feixes vasculares colaterais separados entre si, formando um cilindro com parênquima no centro. e) A e B são caules de monocotiledôneas, no entanto, A representa a estrutura primária, e B a estrutura secundária desse órgão.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Para resolver essa questão, vc tem q conhecer as estruturas da raiz e do caule de monocotiledôneas e de dicotiledôneas
A figura A é um corte da raiz de uma dicotiledônea, pois existe epiderme, córtex, endoderma, periciclo, xilema no interior, num formato de "X", e floema externo ao xilema.
Na raiz de monocotiledôneas, o xilema e o floema formam anéis, com parênquima medular no centro.
A figura B é caule primário de dicotiledônea, pois na figura temos epiderme, córtex, xilema e floema organizados (xilema para dentro e floema para fora), e no centro a medula.
Não poderia ser o caule de uma monocotiledônea, pois nas monocotiledôneas o xilema e o floema ficam difusos, desorganizados, e não tem uma definição clara de medula e córtex.