Respostas
Resposta:
As duas organizações não possuem uma relação direta, a partir do momento que elas possuem objetivos muito diferentes.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é um organismo internacional fundado no ano de 1949 no contexto da Guerra Fria. Sua história está vinculada à polarização política, principalmente na Europa, que se deu ao longo da segunda metade do século XX. O objetivo da Otan é garantir a segurança dos seus países-membros por meio de ações específicas.
O objetivo da Otan, conforme disposto nos seus documentos oficiais, é garantir a liberdade e a segurança dos seus países-membros por meio de ações políticas e militares. O organismo deixa clara a sua função enquanto organização internacional voltada para fins de segurança. Portanto, a explicitação das intenções da Otan reafirmam o caráter dessa organização enquanto entidade político-militar que busca garantir a defesa dos seus países-membros, seja por meios diplomáticos ou militares.
BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul (South Africa). Os objetivos do BRICS são:
Institucionalização do grupo BRICS;
Criação de um banco de reservas emergenciais para eventuais socorros econômicos;
Fortalecer as economias dos países;
Estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico.
Enquanto a OTAN é uma organização internacional voltada para a segurança dos países membros, o principal objetivo BRICS é auxiliar no financiamento para a ampliação da infraestrutura das nações emergentes e subdesenvolvidas.
Explicação: