Grande sertão: Veredas
[...] eu não sabia ler. Então meu padrinho teve uma decisão: me enviou para o Curralinho, para ter escola e morar em casa de um amigo dele, Nhô Marôto [...]. Bom homem. Lá eu não carecia de trabalhar, de forma nenhuma, porque padrinho Selorico Mendes acertava com Nhô Marôto de pagar todo fim de ano o assentamento da tença e impêndio, até de botina e roupa que eu precisasse. [...] A ser que, alguma vez, Nhô Marôto me pedia um ou outro serviço, [...] me agradando e dizendo que estimava como um favor. Nunca neguei a ele meus pés e mãos, e mesmo não era o nenhum trabalho notável. Vai, acontece, ele me disse: – Baldo, você carecia mesmo de estudar [...] Você não é habilidoso. Isso que ele me disse me impressionou, que de seguida formei em pergunta, ao Mestre Lucas. Ele me olhou, um tempo – era homem de tão justa regra, e de tão visível correto parecer, que não poupava ninguém! [...] Assim Mestre Lucas me respondeu! – E certo. Mas o mais certo de tudo é que um professor de mão-cheia você dava... E, desde o começo do segundo ano, ele me determinou de ajudar no corrido da instrução, eu explicava aos meninos menores as letras e a tabuada. [...]
De acordo com esse texto, o valor humano e social presente na atitude do padrinho em relação ao narrador é
a consideração com o espaço do outro.
a honestidade nas relações.
a importância de ajudar o próximo.
a tolerância a ideias diferentes.
a valorização do ato de trabalhar.
Respostas
Resposta: A importância de ajudar o próximo
Explicação: Quem recebe um ato solidário conquista benefícios, é claro. Mas quem oferta momentos de afago, carinho e doação aos outros, ganha ainda mais. Pesquisas indicam que trabalhos voluntários altruístas estimulam a alegria, aliviam as tristezas e aumentam a imunidade, evitando doenças.30 de jun. de 2021
Sempre ajude quem precisa e necessita da ajuda sua ou de outra pessoa. Tenha sempre atitude!
Analisando este trecho do famoso livro de Guimarães Rosa (Grande sertão: Veredas) notamos que o valor humano presente na atitude do padrinho Selorico Mendes em relação ao narrador é a importância de ajudar o próximo, conforme a letra C.
Interpretação do texto
Ao lermos este trecho do livro, vemos alguns exemplos de como o padrinho ajudou o narrador.
Selorico fez um acordo com seu amigo Nhô Maroto para proporcionar ao narrador escola, casa e roupas.
Em troca disso, ele precisava fazer alguns serviços para o senhor, mas não se importava, pois como recebia muita ajuda, queria retribuir.
Depois que aprendeu algumas coisas na escola, o narrador repassou a ajuda que estava recebendo e também passou a ajudar o próximo, virando professor para as crianças menores.
Com estes exemplos podemos ver pessoas ajudando umas às outras, e observar a importância de ajudar o próximo, e ser ajudado, vivendo em comunidade.
Para saber mais sobre a obra Grande sertão: Veredas veja:
https://brainly.com.br/tarefa/25368996
#SPJ2