4. No slogan da campanha é possível perceber uma repetição de sons consonantais (ali- teração). Identifique o som em questão, as palavras em que ocorre e a forma como é representado na grafia. 5. Hemofolia não é uma palavra dicionarizada da língua portuguesa. a) Como se denomina o processo por meio do qual uma palavra nova é criada na língua? b) Que tipo de processo de formação de palavra ocorre no vocábulo em questão? c) A que necessidade expressiva a palavra em questão atende? 6. Classifique as palavras dia, horário e local quanto à posição da sílaba tônica e justifique o uso do acento gráfico em horário. Leia o trecho a seguir, retirado de uma reportagem acerca de hábitos de comunicação interpessoal no tempo atual.
Respostas
Resposta:
⁹
Explicação:
4. No slogan, ocorre repetição do som /s/ nas palavras coração, faça, sua e doação.
5. a) Quando se cria uma palavra nova na língua, tem-se o processo chamado neologismo.
b) A palavra "hemofilia" foi formada por derivação prefixal, já que se formou pela adição do prefixo "hemo-" (que significa sangue) ao substantivo "folia".
c) A palavra atende à necessidade de ter uma palavra que caracterize a campanha de doação de sangue no período de carnaval, por meio de um trocadilho com "hemofilia".
6. A classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica:
- di-A: paroxítona;
- ho-RÁ-rio: paroxítona;
- lo-CAL: oxítona.
"Horário" é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo ("io").
Aliteração
O slogan da campanha é "No batuque do coração, faça sua doação". Como ocorre repetição do som da consoante "s" nas palavras desse enunciado, temos a figura de linguagem aliteração.
Mais sobre aliteração em:
https://brainly.com.br/tarefa/12816313
#SPJ5