Com base no Livro “A transferência de Tecnologia, de Diana Almeida e Helano Pinheiro, em seu capítulo 04, descreva como a universidade pode transferir tecnologia que ajudem as empresas a se tornarem mais competitivas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Com base no Livro “A transferência de Tecnologia, de, em seu capítulo 04, descreva como a universidade pode transferir tecnologia que ajudem as empresas a se tornarem mais competitivas.
Atualmente a tecnologia passou a cada dia mais necessária em nossas vidas, nas empresas. Tanto a inovação como o avanço tecnológico tem sido fundamental para otimização de processo e serviço que vem facilitando e transformado a rotina de trabalho. Baseado nesses avanços a gerente de Governo Digital da ATI, Diana Almeida, elaborou um livro de estudo sobre transferência de tecnologia no qual aborda conceitos, quais instrumentos necessários e qual a importância da transferência de tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos.
Através dessa temática podemos ressalta a importância na qual recentemente a ATI está fazendo sobre o processo de transferência de uma tecnologia de inteligência artificial (IA). Vários foram os pontos que podemos abordar sobre a importância da transferência de tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos.
O primeiro passo foi a implantação de aplicativo “Salve Maria” “É um tema extremamente pertinente e inovador, é a primeira transferência tecnológica que tiveram como base o livro.
O segundo aspecto a ser pertinente pelo livro é que é um manual que traz o passo a passo a passo de como fazer a transferência de tecnologia e de como desenvolver um contrato. “É mais indicado para o pesquisador que tem dúvida de como transferir essas tecnologias e que tem interesse no processo inovativo dentro das universidades e também para encorajar nos órgãos. Públicos e as empresas a ir atrás das universidades para obter um produto inovador ou uma tecnologia”.
O principal objetivo de transferência tecnológica é proporcionar que o desenvolvimento científico e tecnológico seja o mais acessível possível a outros usuários. Com essas informações em mãos, podem explorá-las para criar novos:
• Produtos;
• Materiais;
• Serviços;
• Processos;
• Aplicações.
Existem algumas razões primárias para a existência da transferência tecnológica a partir das universidades. São elas:
1. Facilitar a comercialização dos resultados das pesquisas para o bem público;
2. Recompensar, reter e recrutar professores;
3. Induzir laços mais estreitos com a indústria, e;
4. Gerar renda e promover o crescimento econômico.
Portanto, podemos ressaltar que as universidades podem corroborar muito com as empresas, pois, é o espaço por excelência que busca geração e disseminação do conhecimento encontramos na universidade as mais variadas expertises e linhas de pesquisa, o que pode resultar na criação de produtos, processos e tecnologias inovadoras. Devido a isso, têm ocorrido uma aproximação gradual entre o setor produtivo e as universidades, na busca de acesso a recursos humanos altamente qualificados e ao conhecimento atual da ciência e da tecnologia.