De todas as tarefas que um líder colaborativo precisa desempenhar em sua rotina de trabalho, há uma que está entre as mais desafiantes, pois exige muito preparo, autoliderança e diferentes habilidades para ser executada com maestria: a confrontação respeitosa de comportamentos problemáticos dos liderados. A dificuldade aqui é guiar um processo de confrontação exclusivamente dentro de uma abordagem colaborativa, sem atolar-se atitudes autoritárias típicas dos líderes autocráticos. No entanto, quando um líder é posto à prova – seja por enfrentar problemas difíceis ou ter que líder com comportamentos problemáticos – e demonstra grande competência ao confrontar tais situações de forma equilibrada e engenhosa, ele comprova a efetividade da liderança colaborativa na administração de problemas complexos. Além disso, o processo de confrontação respeitosa é conduzido de forma tão admirável, sensata e diplomática, que faz pensar que se todos tivessem esse treinamento durante a educação formal, certamente haveria mais paz no mundo.
Analise as informações apresentadas na tabela a seguir e associe as cinco premissas a respeito de confrontação apresentadas na Coluna A, com suas respectivas explicações descritas na Coluna B.
I. Confrontação é inevitável.
1. Ao confrontar, você se torna verdadeiro com outra pessoa, demonstra confiança na capacidade dela de resolver os problemas e lida com as causas do problema e com as reais questões que dividem e separam.
II. Confrontação é uma forma de intimidade.
2. Confrontar o outro com respeito, é dizer: "Eu respeito que você tem o direito de ser você e eu acredito em você, nos seus potenciais, nas suas capacidades e na importância que você dá ao seu trabalho. É justamente por confiar em você que eu não me absteria de abordar contigo quaisquer problemas de comportamento que possam afetar negativamente suas relações com a equipe, com a empresa ou comigo."
III. Confrontação é uma forma de respeito.
3. Confrontar é assumir responsabilidade (responder com habilidade) pela solução de um problema e demonstrar força interna para enfrentar as situações com calma e proatividade. Quando confrontamos um comportamento problemático, nos comprometemos a compreender o que aconteceu, como aconteceu, o que causou o problema e como solucioná-lo.”
IV. Confrontação é responsabilidade em ação.
4. É a arte de comunicar eficaz e abertamente sobre inadequações a regras ou expectativas insatisfeitas. É a arte de perdoar, criar novos acordos e seguir a diante com uma disposição autêntica para fazer dar certo.
V. Confrontação é comunicação eficaz em tempos de estresse.
5. É uma parte natural das interações humanas. Quando as pessoas interagem, especialmente quando estão tentando ser reais e autênticas, eventualmente haverá diferenças que criam conflito e que precisam ser abordadas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4
b.
I - 4; II - 3; III - 5; IV - 1; V - 2
c.
I - 4; II - 2; III - 1; IV - 5; V - 3
d.
I - 2; II - 5; III - 4; IV - 3; V - 1
e.
I - 3; II - 4; III - 2; IV - 5; V - 1 Incorreto
Feedback
A resposta correta é:
I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4.
Respostas
Resposta:
I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4.
Explicação:
correto pelo AVA :)
No que se refere as cinco premissas sobre a liderança de um líder colaborativo e seus respectivos conceitos encontram-se na alternativa A). I - 5; II - 1; III - 2; IV - 3; V - 4.
Líder colaborativo
Para ser um líder colaborativo o profissional inicialmente deve ser qualificado, o que consequentemente exige que ele tenha passado por um treinamento de aptidão.
Pois, ser um líder colaborativo exige desse profissional que este apresente modos de comportamento, um diálogo carismático, assim como também ser muito comunicativo para ser possível desenvolver suas atividades e competências gerais, administrativas e comportamentais dentro da empresa.
Entenda mais sobre Líder colaborativo em: https://brainly.com.br/tarefa/53730403
#SPJ2