Leia um fragmento da reportagem “Por que nosso coração bate mais rápido quando estamos apaixonados”:
As pernas tremem, as mãos suam e os batimentos aceleram. A mente parece estar focada em um único ser. Se você já se apaixonou deve entender esta sensação. Por vezes, somos acometidos por sintomas intensos e avassaladores. Para muitos, só o fato de pensar na pessoa amada ativa o gatilho para que o organismo apresente tais reações. E por que será que isso acontece?
Quando nos apaixonamos, normalmente, associamos o sentimento ao coração. No entanto, é o cérebro que recebe os estímulos e libera hormônios que vão atuar em nosso corpo. É no cérebro que está a chavinha para todas as alterações que são despertadas quando nos encantamos por alguém.
A estrutura sintática do enunciado “Se você já se apaixonou, deve entender esta sensação” contém:
A
uma só oração, que é um período simples.
B
uma oração subordinada e uma oração principal.
C
duas orações coordenadas ligadas pelo conectivo “se”.
D
duas orações subordinadas ligadas por pronome relativo.
Respostas
Resposta:
uma oração subordinada e uma oração principal.
Explicação:
A oração “Se você já se apaixonou” é subordinada à oração principal “deve entender esta sensação”. O conectivo da oração subordinada é “se”, que expressa a ideia da condição para que se entenda a sensação (de estar apaixonado). A oração principal possui uma locução verbal “deve entender”, na qual o verbo “dever” indica possibilidade.
a) O enunciado possui um verbo “, apaixonou” e uma locução verbal “deve entender” e, portanto, há duas orações.
c) O conectivo “se”, que indica condicionalidade, introduz orações subordinadas. Não há orações coordenadas no enunciado, pois elas não são independentes, já que a primeira faz parte da estrutura sintática da segunda, funcionando como um adjunto adverbial.
d) O conectivo “se”, que liga as orações, é uma conjunção subordinativa condicional. Não há pronome relativo no enunciado.
Resposta: Letra B
Explicação: Plurall