A presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Nacional da OAB, Glícia Miranda, chama atenção para a importância de ações que assegurem o protagonismo desse público. Os termos em destaque no trecho representam uma A anáfora, pois o referente fica claro apenas à frente. Banáfora, pois o referente é apresentado duas vezes. C catáfora, pois o referente fica claro apenas à frente. D anáfora, pois o referente é apresentado e depois retomado. E catáfora, pois o referente é apresentado e depois retomado.
Respostas
O termo "desse público", presente no trecho apresentado, é uma anáfora, pois está retomando o termo "Criança" e "Adolescente" (alternativa D).
Anáfora X Catáfora
Anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos empregados no texto para retomar ou apresentar algum termo, expressão ou palavra.
A anáfora é utilizada com a finalidade de retomar um termo que já foi mencionado no texto através de outro. Ou seja, um elemento de coesão é utilizado para retomar algo dito anteriormente.
Exemplos:
- "Jennifer comprou um secador. O aparelho já veio com defeito."
"aparelho" retoma "secador"
- "Luis está de férias. Ele não atenderá seu telefonema."
"Ele" retoma "Luis"
A catáfora é utilizada com a finalidade de demonstrar o termo somente após o emprego do termo de referência. Ou seja, o elemento de coesão aparece antes do termo ao qual se refere.
Exemplos:
- "Só queremos isso: paz, tranquilidade e sorrisos:
"isso" retoma "paz, tranquilidade e sorrisos"
- Pedro comprou o que faltava: pão e leite."
"O que faltava" retoma "pão e leite"
Conheça mais sobre Anáfora e Catáfora aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/15565860
#SPJ1