A esperança é a nossa maior coragem, acreditar mesmo sem saber o que virá
A esperança não é a última que morre, é a primeira que ressuscita.É a que reaviva o resto, os outros sentimentos que estavam sem esperança.
A esperança é querer mais do que a realidade oferece. A esperança é não se contentar com a realidade. A esperança é a própria realidade quando a realidade falta.
A esperança é comemorar uma alegria na tristeza, é inventar notícias otimistas das adversidades, é dizer que o acaso nos protegeu de coisas piores.
A esperança é combater os diagnósticos e frustrar as previsões negativas. A esperança é um sim diante do não, um talvez diante do nada.
A esperança é a valentia da solidão, quando ninguém acredita em você, dar o exemplo e ir acreditando, ensinar o outro como acreditar, por onde deve começar a acreditar, expor as crenças, ser didático com as dúvidas, demonstrar vontades que apareceram unicamente nos sonhos, desenhar frases até que encontrem sentido juntas, desejar alto para que todos sintam a sua vontade de fazer.
Esperança é seguir apesar do corpo parando. É seguir apesar da cabeça cansada. É antecipar os olhos com as palavras, é ter os olhos das palavras sempre abertos, é estar presente na alma para receber a melhor versão de si. Pela esperança, o que ainda não aconteceu de bom já aconteceu antes dentro da gente.
1. Vamos começar a pensar sobre o texto. Copie as palavras, da primeira frase do 1º parágrafo, que marcam sentidos opostos.
2. Explique o sentido dessas duas ideias opostas contidas na 1ª frase. Que efeito de sentido essa oposição provoca?
3. O texto traz, no início, um ditado popular como referência. Cite-o.
4. Ainda no primeiro parágrafo, perceba que há duas palavras do mesmo campo semântico, ou seja, com semelhança de sentido. Copie-as
5. Qual é o efeito do uso das letras em itálico no trecho "A esperança é um sim diante do não, um talvez diante do nada."
6. Perceba que o texto utiliza muitas frases curtas e com estrutura semelhante. Por exemplo: "Esperança é seguir apesar do com parando. E seguir apesar da cabeça cansada. É antecipar os olhos com as palavras...". Essa escolha tem como um dos efeito tornar o texto mais ágil ou mais lento?
pfvvvvv me ajudemm
Respostas
3. O texto sobre esperança, traz o seguinte ditado popular: "a esperança é a última que morre", porém o que é dito no texto, só traz uma referência a esse ditado, pois a frase nega a original, assim sendo "A esperança não é a última que morre".
4. As palavras que possuem semelhança de sentido são "ressuscita" e "reavive".
6. Textos com frases e estruturas mais curtas, tornam-no mais atraente na leitura, e consequentemente, mais ágil.
Antítese
Antítese é uma figura de linguagem usada para enfatizar uma expressão em textos através da relação entre sentidos opostos. Uma antítese presente na relação de palavras, não diz respeito somente ao sentido individual de cada uma delas, mas ao modo como as palavras foram organizadas e estruturadas no texto, criando tal efeito de sentido.
Antítese e paradoxo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. São muito confundidos, paradoxo e antítese. Essas duas palavras somente apresentam um conceito semelhante, que é a oposição de ideias. As ideias no paradoxo, além de expressarem oposição, também impossibilitam a realidade, ou seja, não há como algo ser A e B, simultaneamente, não tem como viver na solidão sendo rodeado de bons amigos, explicando melhor.
Explicando melhor a antítese
Ela posiciona, em uma mesma expressão, termos ou elementos com sentido contrários, isso é denominado figuras de pensamento, nisso, o autor se contradiz pelas ideias expostas, não apenas pelo sentido próprio de cada palavra.
Resumindo: antítese é uma figura de linguagem, na categoria figuras de pensamento, assim como o paradoxo, mas que elas não devem ser confundidas, basta entender melhor os seus conceitos.
Compreenda mais sobre antítese: https://brainly.com.br/tarefa/28015004
#SPJ1