Analise as obras iconográficas: a fotografia de
Marc Ferrez e as pinturas de Almeida Júnior
"Lembre-se do roteiro: Quais ações estão
sendo representadas? Descreva os principais
elementos presentes (pessoas, objetos,
construções); o espaço da ação, o que está em
primeiro plano (mais à frente) e em segundo
plano (mais atrás). O que está em destaque, e
o que é secundário. Relacione as informações
fornecidas pela legenda da imagem (autoria,
local, ano de produção) com o assunto da
fonte imagética.
Respostas
Resposta:Ao examinarem a fotografia de Marc Ferrez, de 1885, devem
identificar uma obra ainda produzida no contexto do Segundo Reinado, na qual o fotógrafo intenciona
criar uma representação idealizada sobre o Vale do Paraíba, e que valorizasse a economia cafeeira em
decadência na região. Assim sendo, em muitos dos registros da série, as fotografias tinham caráter
“posado”, ou seja, traziam um cotidiano que “naturalizava” a escravização de pessoas, seus instrumentos de trabalho, dentre outros aspectos. É importante resgatar, que os cafeicultores do sudeste foram
grandes defensores da escravidão e, em seus aguerridos discursos da ruína econômica, concentravam grande parte de escravizados do país. No entanto, a fonte 1 pode também ser observada do
ponto de vista da precariedade da população escravizada, que carregará permanências bastante evidentes em sua marginalização após a abolição, ou mesmo com o advento da República
Resposta: É uma obra produzida no contexto Do Segundo Reinado, na qual o fotógrafo itenciona criar uma representação idealizada sobre o Vale do Paraíba e que valorizasse a economia cafeeira em decadência da região. As fotografias traziam um cotidiano que “naturalizava” a escravização de pessoas, seus instrumentos de trabalho, entre outros aspectos