As empresas, na busca do lucro desejado, valorizam suas localizações de forma diferente. Não é qualquer lugar que interessa a essa ou aquela firma.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Com a internacionalização do capitalismo, as funções econômicas podem ser redistribuídas. Um certo produto, em fase final de produção, já agregou
peças oriundas de diferentes partes do mundo. Esses componentes foram produzidos em locais que ofereceram um custo de produção inferior, uma vez que isso conta muito para otimizar o lucro da empresa.
POR ISSO
II. É importante que o preço da produção final seja o mais baixo possível. Há vários fatores que implicam a diminuição dos custos de produção, tais como: as características do país que oferece a matéria-prima, a facilidade de transporte para escoar o produto, a mão de obra barata, a possibilidade de mercado consumidor próximo e, também, as exigências ambientais reduzidas.
Acerca de ambas as afirmativas, assinale a seguir a opção correta:
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão correta da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira como a segunda asserções são proposições falsas.
Respostas
Considerando esse contexto, as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão correta da primeira. Alternativa B.
Essa é uma questão que averigua seus conhecimentos sobre o processo de globalização e modelos de produção.
Globalização e modelos de produção
Sabemos que a globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial.
Com isso, foi possível aumentar diversos fluxos no planeta, integrando contingentes numéricos de pessoas em lugares cada vez mais extremos.
Diante esse fenômeno, surgiram modelos de produção industrial, tal qual:
- Fordismo, marcado pela produção rígida, em massa e constante.
- Taylorismo, caracterizado pela produção rígida e em massa, mas com controle de tempo entre as produções, exigindo o menor tempo possível.
- Toyotismo, diante ao processo de intensa globalização e difusão de produção da mercadoria, esse modelo de produção adotou a produção em pequenos lotes escolhidos de acordo com a demanda.
Entretanto, alimentados pelo modelo de globalização focado em capital e produção, leva-se para baixo as condições de emprego, culminando na imposição do trabalho forçado e mãos de obra cada vez mais desvalorizadas e baratas.
Saiba mais sobre globalização em: https://brainly.com.br/tarefa/1917316
#SPJ9