A história das invasões liga-se à passagem do trono português à coroa espanhola, como resultado de uma crise sucessória que pôs fim à dinastia de Avis (1580). Sobretudo, os holandeses não poderiam mais continuar a exercer o papel predominante que tinham na comercialização do açúcar. Eles iniciaram suas investidas pilhando a costa africana (1595) e a cidade de Salvador (1604). Mas a Trégua dos Doze Anos entre a Espanha e os Países Baixos (1609-1621) deixou Portugal em situação relativamente calma.
Analise a relação entre as asserções e responda:
A invasão holandesa é o resultado de um processo de ruptura das relações comerciais entre Portugal e Holanda no contexto da União Ibérica
PORQUE
Com a crise sucessória, o trono de Portugal foi ocupado por Filipe II, que era rei da Espanha. Como holandeses e espanhóis mantinham uma relação conflituosa, a inimizade entre espanhóis e holandeses acabou por se estender às colônias de possessão portuguesa, como o Brasil.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
A exaltação dos bandeirantes, em São Paulo, está presente na nomenclatura de estradas, avenidas e monumentos. Monumentos que vão desde a bela obra do escultor Brecheret junto ao Parque do Ibirapuera até o assustador Borba Gato, gigante de botas plantado no bairro de Santo Amaro. A estátua, aliás, é muito pouco realista, pois existem boas indicações de que muitos bandeirantes marchavam descalços, por terras, montes e vales, trezentas e quatrocentas léguas, como se passeassem nas ruas de Madri, na expressão de um jesuíta espanhol.
Acerca do bandeirantismo, analise as afirmações e classifique-as entre VERDADEIRO ou FALSO:
( ) Os bandeirantes foram, de um modo geral, homens de origem simples, sem muitas posses, que se embrenhavam no interior do território brasileiro principalmente com o intuito de capturar indígenas.
( ) A facilidade de integração da Vila de São Paulo com outras regiões do Brasil, como as amplas estradas para São Vicente, teria sido a causa fundamental do bandeirantismo, que surge como uma forma de obter mão-de-obra escrava para ser vendida para os setores produtores de açúcar, desde o litoral paulista até o atual Nordeste.
( ) De modo geral, a hierarquia presente na sociedade de São Paulo mantinha uma concentração de poder nas mãos de determinadas famílias e uma estratificação considerável entre brancos e “mestiços”, mesmo que fosse menos rígida do que em outros espaços da colônia.
( ) O bandeirantismo se desenvolveu, ao longo do tempo, em torno de três atividades principais: captura de indígenas para escravização, busca por metais preciosos e combate à resistência escrava, como no caso dos quilombos.
Alternativas:
a)
V, F, V, F.
b)
V, V, F, V.
c)
F, F, V, V.
d)
V, F, F, V.
e)
V, F, V, V.
Respostas
1) Sobre as invasões holandesas e suas relações com Portugal e Espanha, está correta a asserção: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
2) Sobre o bandeirantismo e as características da sociedade de São Paulo à época, está correta a alternativa e) V, F, V, V.
O contexto das invasões Holandesas
Durante o século XVI, Portugueses e Holandeses possuíam boas relações comerciais, principalmente em suas colônias. Era o momento das Grandes navegações, auge do mercantilismo, e as grandes potências europeias buscavam terras e metais preciosos.
Os Holandeses, a partir de suas colônias, eram importantes produtores e distribuidores de cana de açúcar, e mantinham negócios no Brasil. Porém sua relação conflituosa com a Espanha fez com que a Holanda atacasse várias cidades brasileiras a partir da oficialização da chamada União Ibérica, que determinava a unificação dos tronos de Portugal e Espanha.
O bandeirantismo e a centralidade de São Paulo nesse processo
O bandeirantismo se caracteriza como um conjunto de expedições realizadas por homens da vila de São Paulo em direção ao interior do território atualmente conhecido como Estado de São Paulo.
Eram campanhas expansionistas, financiadas por patronos abastados ou pelo Estado, que recrutava homens pobres com três objetivos principais: encontrar riquezas, escravizar indígenas e a combater revoltas quilombolas.
Para saber mais sobre o bandeirantismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1548552
#SPJ1