• Matéria: Português
  • Autor: conhecimentosgerais4
  • Perguntado 3 anos atrás

Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui à mesa da sala de jantar, bebo café, acendo o cachimbo. Às vezes as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas- e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoções indefiníveis me agitam – inquietação terrível, desejo doido de voltar, de tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias, a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração. Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, reprodução imperfeita de fatos exteriores, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão. ” Segundo o texto, o narrador não pôde conhecer totalmente sua esposa, Madalena, sobretudo:

Respostas

respondido por: helenbatistamaues
2

O texto “Madalena”, de Graciliano Ramos, descreve os motivos pelo qual o narrador não pode conhecer sua esposa por completo. A resposta correta para isso é a alternativa B - Por causa “desta vida agreste”.

Madalena de Graciliano Ramos

No texto o narrador descreve o quanto sua esposa era boa, mas por usa culpa e da vida do ageste, não pode conhecê-la o suficiente. Além disso, ele acredita que a vida no agreste deu-lhe uma alma do agreste.

A vida no agreste é o trabalho nos campos, nas plantações, as quais, não deixaram tempo do narrador conhecer como queria sua esposa Madalena. Ele demonstra em sua narrativa uma culpa muito grande por isso.

“Notei que a questão estava incompleta, seguem as alternativas para um melhor entendimento”

  • a)porque ela nunca se revelou inteiramente.
  • b)Por causa “desta vida agreste”
  • c)Por ser sempre agitado por indefiníveis emoções.
  • d)Porque as palavras são reproduções imperfeitas das inquietações.

Entenda mais sobre o texto de Graciano Ramos “Madalena” em: https://brainly.com.br/tarefa/11359292

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares