Diversas interpretações foram feitas sobre a queda o Império Romano e o início da Idade Média. A historiografia, dependendo da época e do local em que foi formulada sua teoria, traz interpretações diferentes. De acordo com os contemporâneos Vegécio e Salviano, como se explica a queda do Império Romano e o início da Idade Média?
Respostas
A queda do Império Romano pode ser relacionada com a crise política na administração das terras, e uma crise cultural proveniente da expansão do cristianismo.
O início da Idade Média se relaciona justamente com estes dois fatores de modo íntimo. A administração das terras foi sistematizada com a ascensão do feudalismo e o cristianismo tornou-se a religião oficial da maior parte dos reinos em relativamente pouco tempo.
Contextualizando a transição para a Idade Média
A crise territorial e agrícola do Império Romano foi deflagrada a partir da estagnação do projeto expansionista de Roma.
Sem conquistar territórios novos durante o período conhecido como Pax Romana, Roma freou a aquisição de mão de obra escrava, que consistia basicamente em prisioneiros de territórios estrangeiros que eram conquistados, ocasionando uma crise no sistema agrícola, que era a base econômica de Roma.
Saiba mais sobre o Império Romano em https://brainly.com.br/tarefa/42977960
#SPJ1