• Matéria: Biologia
  • Autor: costanobregagerdilan
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com o mecanismo de replicação, assinale a alternativa INCORRETA: a. As posições nas quais a hélice inicialmente é aberta são chamadas de origens de replicação. b. As sequências iniciadoras sintetizadas pela DNA primase permanecem na fita gerada. c. A DNA primase é necessária para a extensão da fita contínua e descontínua. d. A replicação do DNA ocorre por um mecanismo dito bidirecional. e. As proteínas SSBs não realizam a abertura da dupla-fita, contudo, são importantes estabilizando a conformação de fita simples o que evita a formação de pequenos grampos de DNA.

Respostas

respondido por: pamiss24
2

O mecanismo de replicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético entre as gerações.

A replicação ocorre no processo de mitose, durante a fase S da intérfase, e tem como objetivo dividir o material genético de forma igual entre as células-filhas.

A alternativa incorreta é a "b", conforme explicação a seguir.

Replicação do DNA

Nesse processo, a molécula de DNA será duplicada para que cada célula-filha tenha uma cópia idêntica do DNA inicial.

O termo origem de replicação diz respeito a um segmento de DNA específico do genoma de um organismo onde a replicação tem início.

As sequências iniciadoras sintetizadas pela DNA primase são removidas pelas enzimas exonucleases.

A DNA primase é necessária para a extensão das fitas contínua e descontínua.

A replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa e geralmente ocorre de forma bidirecional.

As proteínas SSB são essenciais para manter a estabilidade da forquilha de replicação, impedindo que voltem a se ligar.

Saiba mais sobre a replicação do DNA em: https://brainly.com.br/tarefa/30661772

#SPJ1

respondido por: anapaulacostacurta08
0

Resposta:

As sequências iniciadoras sintetizadas pela DNA primase permanecem na fita gerada.

Explicação:

Marquei essa na atividade e acertei.

O processo inicia quando múltiplas cópias de proteínas iniciadoras se ligam a sítios específicos no DNA localizados nas origens de replicação, enrolando o DNA em volta das proteínas, formando um grande complexo proteína-DNA que desestabiliza a dupla-hélice adjacente. A seguir, esse complexo atrai duas DNA-helicases, cada uma ligada a um carregador de helicase, e elas são colocadas em torno de fitas simples de DNA adjacentes, cujas bases foram expostas pela montagem do complexo de iniciação proteína-DNA. O carregador da helicase é análogo ao montador da cinta visto anteriormente, mas possui a tarefa adicional de manter a helicase na forma inativa até que ela esteja corretamente colocada na forquilha de replicação nascente. Uma vez colocadas na posição, os carregadores se dissociam e as helicases começam a desenrolar o DNA, expondo DNA de fita simples suficiente para a DNA-primase sintetizar os primeiros iniciadores de RNA. Isso rapidamente determina o arranjo das demais proteínas para formar duas forquilhas de replicação, com maquinarias que se deslocam em direções opostas em relação à origem de replicação. Elas continuam a sintetizar DNA, até que toda a fita de DNA-molde à frente de cada forquilha tenha sido replicada.

Perguntas similares