Duas mulheres jovens: Mulher A = 26 anos – 175 cm de altura - 82 kg. Mulher B = 35 anos – 165 cm de altura – 106 kg. 1 - Qual é a classificação do IMC de cada uma? 2 - Quais são as dobras cutâneas mais utilizadas em mulheres para avaliação da composição corporal?
Respostas
1 - A classificação do IMC de cada uma é:
Mulher A:
82 / = 26,78 = Sobrepeso
Mulher B:
106 / = 38,93 = Obesidade
Como calcular o IMC?
O IMC é uma sigla para Índice de Massa Corpórea e é amplamente usado para obter o peso ideal de cada pessoa. O valor do índice é calculado da seguinte forma: o peso (em kg) do paciente é dividido pelo quadrado de sua altura (em metros).
Para a classificação do estado antropométrico de adultos a partir do IMC, foram adotados os pontos de corte da Organização Mundial da Saúde:
- IMC <18,5 = baixo peso.
- IMC >18,5 até 24,9 = eutrofia (normal)
- IMC ≥25 até 29,9 = sobrepeso
- IMC >30,0 = obesidade
2 - As dobras cutâneas mais utilizadas para avaliação da composição corporal são:
- Prega do tríceps
- Prega bicipital
- Prega do antebraço
- Prega cutânea subescapular
- Prega axilar média
- Prega peitoral
- Prega abdominal
- Prega suprailíaca
- Prega da coxa medial
- Prega suprapatelar
O que são pregas cutâneas?
A prega cutânea ou dobra cutânea é uma medida da espessura das duas camadas de pele e tecido adiposo da pele em um local específico do corpo que permite o cálculo da gordura corporal. Muitas equações para predizer a composição corporal a partir de medidas antropométricas utilizam a espessura das dobras cutâneas como um componente chave. Para medição dessas pregas cutâneas, utiliza-se um equipamento chamado adipômetro.
Leias mais sobre dados antropométricos em: https://brainly.com.br/tarefa/25918949
#SPJ1