• Matéria: Português
  • Autor: arturapsj
  • Perguntado 3 anos atrás

Responda às seguintes questões sobre o texto "Redes sociais: liberdade de expressão não é direito à ofensa".

1.a)
Qual é o assunto principal do texto?
1.b)
Seu autor é imparcial ou apresenta uma opinião a respeito do tema? Justifique citando trechos do texto.
1.c)
Em comparação com gêneros textuais como a notícia e a reportagem, no artigo de opinião é muito mais comum que o(a) autor(a) expresse a sua "voz" por meio do uso da primeira pessoa. Releia os trechos "O nosso limite termina quando começa o do outro" e "sugiro, aos mais exaltados e de temperamento forte, que pensem duas vezes antes de apertar o 'Enter'".

Qual é o efeito de sentido do uso de pronome de primeira pessoa do plural, no primeiro caso, e de verbo na primeira pessoa do singular, no segundo?

Respostas

respondido por: arper
1

Sobre o texto "Redes sociais: liberdade de expressão não é direito à ofensa", podemos responder:

  1. O assunto principal do texto é a maneira com que muitas vezes as redes sociais são utilizadas para propagar discursos de ódio sob a desculpa de um direito à "liberdade de expressão";
  2. O autor apresenta uma opinião sobre o assunto, como podemos notar nesse trecho: "pensem duas vezes antes de apertar o 'Enter'". Também nesse: "(...) a liberdade de expressão não pode ser confundida com um suposto 'direito à ofensa'".
  3. No primeiro trecho o autor busca passar uma ideia geral do que deve ser feito, como se atribuísse a afirmação ao senso comum, já no segundo trecho ele busca uma certa "aproximação" com o leitor, aconselhando-o, como se falasse diretamente com ele.

A liberdade de expressão

O espaço online é muito importante para discussão de pautas importantes, principalmente por, em vários aspectos, ser democrático, entretanto, como discorrido no texto citado, é necessário que haja limites para um boa convivência dentro desse lugar virtual, mas real.

Veja mais sobre discurso de ódio: https://brainly.com.br/tarefa/17256958

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares