Leia o trecho a seguir:
“A definição de alimentos substitutos em energia não deve ser vista como a única estratégia de orientação nutricional individual ou para grupos populacionais. Há necessidade de se desenvolver pesquisas semelhantes para definir e quantificar os alimentos substitutos e equivalentes para os demais nutrientes-fonte, tais como: lipídios, ferro, vitaminas e outros. É importante que a pirâmide alimentar seja sempre avaliada e adaptada em função dos objetivos a que se destina, da população a ser atingida, respeitando-se a disponibilidade de alimentos e os hábitos alimentares locais, mantendo-se como um guia prático de orientação nutricional.”
PHILIPPI, S. T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, v. 12, n. 1, p. 65-80, jan./abr. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jul. 2020.
Sobre a representação gráfica dos alimentos com fins de orientação nutricional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A apresentação em pirâmide alimentar reduz os erros de interpretação.
Porque:
II. A pirâmide alimentar reduz erros por ter associação com a área gráfica piramidal.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A alternativa correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Essa alternativa está correta porque a pirâmide alimentar é uma representação gráfica facilitadora para a visualização dos alimentos assim como a sua escolha nas refeições do dia.
Importância da representação gráfica dos alimentos
Tem-se procurado uma forma gráfica de distribuição dos alimentos para uma melhor interpretação por parte da população. Com isso, observou-se que a distribuição dos alimentos em forma de “roda” não surtia os resultados esperados, pois inicialmente mostrava os alimentos divididos conforme função e com a mesma área, possibilitando diferentes interpretações.
Foram testadas várias formas de apresentar os alimentos: em pilhas, em utensílios (xícara, tigela, prato), em carrinho de supermercado e, finalmente a pirâmide, que mostrou-se como um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças.
Leia mais sobre pirâmide alimentar em: https://brainly.com.br/tarefa/25279234
#SPJ1