Uma cidade mais protegida
Com a criação de duas novas unidades de conservação – a Revis Meiembipe, com 59,7 km2, e a do Morro do Lampião, com 11,47 km2 –, o município de Florianópolis encerrou a semana com aumento expressivo de sua área territorial protegida.
É um passo importante dado em meio às discussões da COP261, encerradas na sexta-feira em Glasgow, que colocaram em evidência a emissão excessiva de carbono pelas cidades e a necessidade de ações sustentáveis.
Os decretos publicados para proteção da biodiversidade da Capital – só a Meiembipe representa cerca de 12% do território – são um divisor de águas nesse processo em busca de uma cidade mais sustentável.
É bom lembrar que o documento final da Conferência do Clima, realizada na Escócia, manteve a menção de que os países abandonem progressivamente o uso de combustíveis fósseis, responsáveis por nada menos do que 90% das emissões globais de CO2.
Nessa perspectiva, é fundamental que os governos [...] implementem medidas que nos levem a concentrações urbanas efetivamente mais equilibradas e menos predatórias. E que garantam qualidade de vida às próximas gerações. Estão incluídas entre essas ações a proteção legal de seus territórios, o que a capital catarinense acaba de reforçar. Mas esse propósito não se resume a isso. É um tema transversal, complexo, que vai do microcosmo ao planetário.
Vale lembrar, por exemplo, a necessidade de políticas permanentes que visem à conscientização da população sobre boas práticas no cotidiano e que fazem toda a diferença se considerarmos a gigantesca população mundial. [...]
*Vocabulário:
1COP26: Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021.
No quarto parágrafo desse texto, para defender a sua tese, o autor utiliza como estratégia argumentativa:
alusão histórica.
citação filosófica.
documento oficial.
exemplo do cotidiano.
fala de especialista.
Respostas
respondido por:
5
No quarto parágrafo do texto "Uma cidade mais protegida", para defender a sua tese, o autor utiliza como estratégia argumentativa uma alusão histórica.
O que é argumentação?
Podemos dizer que a argumentação caracteriza-se como o recurso teórico utilizado pelo autor a fim de persuadir o leitor sobre tal assunto, ou seja, convencê-lo de que a sua opinião é correta e verdadeira.
No caso em questão, o autor utilizou uma alusão histórica para defender a sua ideia central. Pode-se falar que esta é responsável por referenciar processos e fatos históricos que fazem parte da história, e que têm ligação com o assunto que está sendo discutido.
Veja mais sobre argumentos:
brainly.com.br/tarefa/9274236
#SPJ1
Anexos:
lipejoga1018:
MDS qq custa falar que é a Letra A
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás