Quando a História iniciou sua trajetória como conhecimento, o documento escrito oficial era a essência de sua veracidade, afirmação que atingiu seu auge no século XIX. De lá para cá, houve outras correntes historiográficas e mudanças na concepção que se tem da História e de tudo que é aplicável a ela. Sobre este assunto, julgue as afirmações:
I. A história era o que havia sido registrado pela escrita dos homens sobre a vida política.
II. A partir da Escola dos Annales, houve uma ampliação do entendimento que se tinha dos documentos.
III. Somente após a LDB 9394/96 é que mudanças na concepção de História, enquanto ciência, trouxeram novos temas que iam além da história econômica.
IV. Os sujeitos históricos eram somente os que tinham acesso às formas de manifestação escrita ou os que deveriam ter suas vidas públicas registradas por seus pares, ou seja, os grandes heróis.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Sobre a trajetória da História como campo de conhecimento, com suas permanências e mundanças ao longo do tempo, estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
A trajetória da História como ciência
A História é geralmente ligada ao estudo das sociedades humanas ao longo do tempo. Durante muito tempo, houve um apagamento da memória oral na História, pois apenas eram consideradas fontes históricas aquelas que fossem escritas, com foco em documentos oficiais. Ademais, eram considerados sujeitos históricos apenas aqueles que eram reconhecidos como agentes da mudança social.
Existiram diversos movimentos que causaram grandes mudanças na ciência, como a Escola dos Annales, que mudou a forma de se analisar documentos históricos, tornando mais crítica a interpretação desses documentos.
A LDB 9394/96 consolidou na história escolar brasileira o ensino de uma história cultural, pautada também em culturas não-hegemônicas.
Para saber mais sobre a história e suas mudanças ao longo do tempo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9313015
#SPJ1