• Matéria: História
  • Autor: SuelenDosSantosSilva
  • Perguntado 3 anos atrás

Os EUA com o intuito de afastar o que chamavam de perigo comunista, utilizaram-se de linguagens acessíveis, como por exemplo, músicas, jogos eletrônicos, filmes, quadrinhos, desenhos animados, conforme o cartaz. Explique por que era tão importante para os EUA divulgar essa ideia​

Anexos:

Respostas

respondido por: cranellol12
40

Resposta:

Os EUA, como sendo a maior potência liberal da época, teve como empecilho a expansão comunista pela Asia e alguns países europeus. Em síntese, sabe-se que a oposição ao capital é o comunismo, os EUA como sendo donos do capital, tentavam passar a ideia de que o comunismo era um ato contra a democracia e o mundo livre. Para isso, utilizaram-se de meios de comunicação para alienar a população contra o perigo comunista.

respondido por: mline
7

Durante o período da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética passaram a criar zonas de influência, querendo se tornar mais fortes na disputa ideológica de capitalismo contra o comunismo. Para controlar o avanço do comunismo, os EUA se utilizaram de várias formas do Soft Power.

O que é Soft Power e como os Estados Unidos o utilizou durante a Guerra Fria?

Soft Power (poder brando) é um termo em inglês cunhado pelo autor Joseph Nye Jr. É utilizado para descrever a habilidade de um país influenciar diretamente ou indiretamente o comportamento de outro país e sua população. Normalmente para isso é utilizado meios culturais ou ideológicos.

Os Estados Unidos já tinham diversas políticas de soft power na América Latina durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o período da Guerra Fria isso se tornou mais comum e os EUA passaram a criar, dentro de história, um antagonismo crescente da União Soviética, frente aos seus heróis norteamericanos.

Nos quadrinhos, super heróis já criados durante a Segunda Guerra Mundial, tiveram mais foco, com suas fantasias em azul e vermelho, demonstrando a força dos Estados Unidos, como o Super Homem, Mulher Maravilha e o Capitão América. Nos filmes, a imagem do inimigo era sempre apresentada como um espião russo, como em James Bond e Rocky.

Todas essas representações fortaleciam no imaginário da população americana e de outros países a força da identidade nacional, além do espírito da liberdade apoiada pelos Estados Unidos desde sua independência. Sendo de grande valia na luta ideológica contra a União Soviética.

Para entender mais sobre Guerra Fria: https://brainly.com.br/tarefa/9220903

#SPJ2

Perguntas similares