• Matéria: Filosofia
  • Autor: morenahelena197
  • Perguntado 3 anos atrás

a) Se à tartaruga fosse dada uma vantagem, por sua lentidão, e ela saisse à frente de Aquiles digamos 10 m-, ele rapidamente cobriria esse trecho. Nesse interim, porém, a tartaru ga também teria se deslocado e já estaria um pouco adiante (calculemos 1/10 m).

b) Quando Aquiles percorresse essa nova distân cia entre ele e a tartaruga, ela, que continua ria se movendo, já estaria um pouco mais à frente (cerca de 1/100 m). Quando ele outra vez cobrisse essa diferença, ela estaria 1/1 000 m adiante, e assim sucessivamente.

c) Por esse raciocínio, a tarefa de Aquiles se re petiria ao infinito, tendo por base a hipótese de que o espaço pode ser dividido infinitamen te, ou seja, ele nunca ultrapassaria a tartaru ga e ela venceria a corrida.​


gstavinn2017: Alguem responde plmds

Respostas

respondido por: elamambretti
0

Este é o paradoxo de Aquiles, proposto por Zenão. Estando ambos em movimento, cada vez que Aquiles se aproximasse do ponto em que deveria estar a tartaruga, esta já teria se movimentado também. Portanto, a alternativa C esta correta e Aquiles e a tartaruga jamais se encontrariam.

O paradoxo de Aquiles

Zenão foi um filósofo grego pré-socrático, discípulo de Parmênides. Defendeu através da dialética, do paradoxo, da contradição, a filosofia do seu mestre, demonstrando que o movimento é ilusório, uma vez que a realidade é imutável.

O paradoxo de Aquiles conta sobre uma disputa, uma corrida entre Aquiles e uma tartaruga. Por generosidade, Aquiles permitiu que a tartaruga partisse alguns centímetros à sua frente.

Ora, afirma Zenão que então, momento a momento ambos estariam em movimento e portanto, por mais que Aquiles percorresse mais rapidamente uma distância no espaço, a tartaruga também se moveria e Aquiles jamais a encontraria.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Zenão de Eleia em: brainly.com.br/tarefa/544622

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares