• Matéria: Português
  • Autor: kellycris3237
  • Perguntado 3 anos atrás

Neste estudo de caso, falaremos sobre personalidade e sobre como devemos refletir diante de situações delicadas durante o processo seletivo. Antes disso, leia o trecho do artigo a seguir: "a palavra temperamento vem do latim "temperare" que significa "equilíbrio". Esta noção está ligada à teoria dos humores de Empédocles e de Hipócrates, onde se defende que a saúde do ser humano depende de um equilíbrio entre os elementos que compõem este mesmo ser, como veremos ao expor esta teoria. Em Psicologia, temperamento é mais comumente entendido como se referindo ao aspecto da personalidade que diz respeito às disposições e reações emocionais, bem como de sua rapidez e intensidade. Este conceito mais psicológico de temperamento está ligado a psicólogos como Jung, psicanalista, e Klages no seu tratado sobre caracterologia (1929). Hoje em dia, a Psicologia dá maior ênfase, na reação emocional, à atividade do sistema nervoso autônomo, particularmente a ramo simpático. " Fonte: PASQUALI, Luiz. Os tipos humanos: a teoria da personalidade. Differences, v. 7, p. 359-378, 2000. Após a leitura desse trecho, podemos relembrar que personalidade é um termo muito amplo, que está ligado ao modo de agir de cada pessoa. Agora, imagine a seguinte situação: você foi contratado (a) para trabalhar em uma empresa do ramo cosmético, uma grande empresa que conta com diversos setores. Você é responsável pela contratação e seleção, e foi destinado a encontrar alguém especializado em perfumaria. Porém, no meio do processo, seu gestor lhe disse que tem uma sobrinha que acabou de se formar em engenharia química, e que quer que essa sobrinha assuma o cargo. Ao entrevista a mulher você percebeu que ela não possui as aptidões necessárias para o preenchimento da vaga, pois não têm formação tão pouco experiência em perfumaria. Aguardar que ela realize cursos na área não é uma opção, pois o preenchimento da vaga é urgente. Além disso, para a execução das tarefas diárias é necessário um perfil de liderança, uma personalidade que exerça muito bem as fun

Respostas

respondido por: walterfdelima
0

Resposta: Seria correto expor as habilidades necessárias para assumir o cargo à candidata indicada e fazê-la entender, indiretamente, as funções complexas a serem assumidas caso fosse escolhida e que cada decisão tomada seria de grande importância para saúde da empresa.

O intuito seria tentar a convencer de que ela não está apta a assumir o cargo falando das atividades e rotinas e fazendo questionamentos de rotinas competentes ao cargo. No fim da entrevista, indagaria da seguinte forma:

Porque esse cargo deve ser seu? Com que você assemelha quando falamos das funções a serem desempenhadas? O que você faria se surgisse, no próximo mês, uma vaga na sua área de formação?

Após a indagação, a candidata mesmo que dê uma resposta tolerável, saberá que o cargo não pode ser assumido por ela e que ela deve buscar algo afim com seu currículo.

Ao gestor, se faz necessário dizer a verdade sobre o perfil da sobrinha e dizer de forma simpática e descontraída que após muita conversa a sobrinha não se demonstrou muito afim das funções pertinente a vaga e que teve um grande interesse na sua área.

É importante salientar ao superior que novas oportunidades devem surgir em breve na área de engenharia e que certamente ela assumiria a vaga.

Perguntas similares