Integração comercial da Africa no mercado capitalista A integração comercial da Africa com os demais continentes do mundo ampliou-se a partir do século XV, com as grandes navegações portuguesas, que passaram a explorar economicamente a costa do continente. Porém, a partir dos séculos seguintes, a ligação comercial estreitou-se ainda mais com o tráfico internacional de escravos, no comércio triangular que unia Africa, América e Europa. [. ] O que contava nesse momento eram os mecanismos produtivos presentes no modo de produção capitalista, como o tempo de reprodução dos escravos e os gastos para essa reprodução, bem como os benefícios para o sistema capitalista que o trabalho do escravo geraria com seu trabalho, decorrentes também de sua produtividade. [. ] Com base nesse texto, a organização comercial das sociedades africanas favoreceu, mundialmente, a diversificação de práticas econômicas para grupos populares. Repartição de terras improdutivas para grupos explorados. Transição e consolidação de um processo econômico. Unificação de sistemas de exploração cultural e política
Respostas
Com base nesse texto, a organização comercial das sociedades africanas favoreceu, mundialmente, a transição e consolidação de um processo econômico. Alternativa C.
Organização comercial das sociedades africanas
O texto revela que, enquanto demais sociedades estavam ativas desde a antiguidade quanto ao comércio internacional, as sociedades africanas apenas intensificaram essa prática na Idade Média, quando os portugueses enfim empreenderam as Grandes Navegações, responsáveis pela busca de bens exóticos comerciáveis e pela expansão comercial.
A seguir, o tráfico negreiro seria o propulsor de relacionamentos comerciais firmes entre nativos africanos e explorados europeus, que apresentavam largas demandas acerca da mão-de-obra cativa adquirida por valores irrisórios ainda em território africano.
Ou seja, tais contextos favoreceriam a inserção africana nos relacionamentos capitalistas internacionais, realçados sobretudo pelos meios de reprodução em massa de escravizados, os conhecidos cativeiros escravistas.
Mais sobre a organização comercial das sociedades africanas: brainly.com.br/tarefa/53460470
#SPJ4