O que Andrade (1998) em sua dissertação de mestrado intitulada "Ensino – aprendizagem de Matemática via resolução, exploração, codificação e decodificação de problemas" afirma sobre resolução de problemas?
Respostas
Resposta:
A resolução de problemas passa a ser pensada como uma metodologia de ensino, como ponto de partida e um meio de se ensinar Matemática.
Explicação: está lá no site.
Podemos entender o pensamento do autor que propõe que o ensino da Matemática tenha também outro caminho importante: o de capacitar o aluno a aprender como resolver problemas, isto é, estar ensinando como explorar, decodificar e resolver problemas.
A Situação padrão do aluno de Matemática
Geralmente, o aluno que aprende Matemática, apenas aprende a trilhar o caminho percorrido por outras pessoas. Aprende a decorar fórmulas e conceitos e saber aplicá-los, para o autor, essa tem sido uma forma menos eficiente de aprender e se interessar pela disciplina.
Na realidade, um caminho muito melhor seria de expor os alunos à resolução dos problemas sem oferecer a eles todas as fórmulas prontas, mas construir esse conhecimento juntos em sala de aula. Permitir que explorem o tema e cheguem a um resultado similar aos matemáticos quando descobriram suas soluções.
Para Andrade (1998) é um caminho excelente para aprimorar o conhecimento da Matemática em si até mesmo a criação de uma disciplina separada que coloque os alunos nesse desafio de resolver problemas para que se interessem pela ciência.
Para saber mais sobre Problemas de Matemática, veja: https://brainly.com.br/tarefa/49931224
#SPJ2