A teoria da Espiral Dinâmica é uma maneira de explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças que ocorrem nos grupos humanos ao nosso redor. É baseada em 50 anos de pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves e continuada por seus seguidores, Don Beck e Chris Cowan. Clare W. Graves (1914 - 1986) foi um professor de psicologia que, em 1952, iniciou uma pesquisa que duraria mais de 30 anos, para investigar o que seria um "adulto psicologicamente saudável" na percepção das pessoas. Ele coletou dados de seus estudantes de psicologia no Union College na universidade de Schenectaddy, NY e outros indivíduos pesquisados, durante os primeiros sete anos (1952-1959). Sua pesquisa foi realizada com um grupo diversificado de 1. 065 homens e mulheres, com idade entre 18 e 61 anos. A cada início de semestre, seus alunos deveriam escrever um trabalho sobre "o que é ser um adulto psicologicamente saudável e maduro". Os alunos deveriam entregar o trabalho alguns meses depois e eram orientados a não lerem absolutamente nada a respeito de psicologia para escreverem seus trabalhos. Além dos alunos, Graves ampliou sua pesquisa para outros indivíduos e realizou baterias de testes psicológicos, utilizando instrumentos reconhecidos. O nome Espiral Dinâmica se deve ao diagrama usado para descrever a teoria, que tem a forma de uma dupla hélice em espiral, como no diagrama do DNA. Na Espiral Dinâmica, o primeiro eixo representa as condições de vida e a segundo eixo representa o conjunto de ideias, valores e senso de identidade que emergem em resposta a essas condições de vida. A representação em espiral transmite a ideia de que consciência humana evolui conforme as circunstâncias em que vivemos, para lidarmos com a complexidade da realidade circundante. Essa teoria nos auxilia a compreender a natureza dinâmica da evolução da consciência, com seus progressos e retrocessos. Graves chamou sua teoria de Modelo Emergente Cíclico de Hélice Dupla do Desenvolvimento de Sistemas Biopsicossociais Adultos
Respostas
Resposta:
I - 5; II - 3; III - 1; IV - 6; V - 4; VI - 7; VII - 2.
Explicação:
As associações corretas são as seguintes:
MODELO
Um conjunto de padrões detectados que se manifestam de maneira consistente.
EMERGENTE
Uma forma de existência psicológica (sistema de pensamentos, crenças, valores e comportamentos) que emerge de acordo com as circunstâncias (condições de vida).
CÍCLICO
Um processo evolutivo que se alterna em ciclos de avanços e retrocessos.
DE HÉLICE DUPLA
Dois eixos: um representa a condição de vida do indivíduo, o outro eixo representa a estrutura neuropsicológica de resposta interna a essa condição de vida.
DO DESENVOLVIMENTO
Um processo evolutivo que envolve o incremento da capacidade interna para compreender e lidar com a complexidade do mundo exterior.
DOS SISTEMAS
Os seres humanos são visto sistemas semi-abertos, regulados por relações intrapessoais (meio interno) e relações interpessoais (meio externo).
BIOPSICOSSOCIAIS
Os sistemas humanos são constituídos e determinados por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Resposta:
I - 5; II - 3; III - 1; IV - 6; V - 4; VI - 7; VII - 2
Explicação:
As associações corretas são as seguintes:
MODELO Um conjunto de padrões detectados que se manifestam de maneira consistente.
EMERGENTE Uma forma de existência psicológica (sistema de pensamentos, crenças, valores e comportamentos) que emerge de acordo com as circunstâncias (condições de vida).
CÍCLICO Um processo evolutivo que se alterna em ciclos de avanços e retrocessos.
DE HÉLICE DUPLA Dois eixos: um representa a condição de vida do indivíduo, o outro eixo representa a estrutura neuropsicológica de resposta interna a essa condição de vida.
DO DESENVOLVIMENTO Um processo evolutivo que envolve o incremento da capacidade interna para compreender e lidar com a complexidade do mundo exterior.
DOS SISTEMAS Os seres humanos são visto sistemas semi-abertos, regulados por relações intrapessoais (meio interno) e relações interpessoais (meio externo).
BIOPSICOSSOCIAIS Os sistemas humanos são constituídos e determinados por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
CORRIGIDO PELO AVA