A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns observadas nas vistorias de obra. Durante o processo de hidratação do cimento para formar o concreto, é produzido o composto ca(oh)2. Esse composto, em contato com alguma infiltração indesejada, é dissolvido e levado pela água, formando uma fissura na parede. O composto, ao chegar ao meio externo, reage com o co2 presente no ar, formando dois produtos aparentes, sendo eles: o precipitado branco marcado na fissura dessa parede, conhecido como caco3 e o h2o, na forma da umidade. A reação química balanceada da lixiviação do concreto é 1 ca(oh)2(aq) + 1 co2(g) → 1 caco3(s) + 1 h2o(ℓ). 2 ca(oh)2(aq) + 1 co2(g) → 2 caco3(s) + 1 h2o(ℓ). 3 ca(oh)2(aq) + 1 co2(g) → 2 caco3(s) + 1 h2o(ℓ). 3 ca(oh)2(aq) + 4 co2(g) → 4 caco3(s) + 3 h2o(ℓ). 4 ca(oh)2(aq) + 1 co2(g) → 1 caco3(s) + 4 h2o(ℓ)
Respostas
Tendo em conta as características do processo de lixiviação do concreto, podemos dizer que a reação química deste processo é balanceado 3 Ca(OH)2(aq) 1 CO2(g) 2 CaCO3(s) 1 H2O(l).
Como é Realizado o Processo de Lixiviação do Concreto?
Em química, uma lixiviação é um processo químico no qual um soluto é liberado ou extraído de um componente usando um solvente.
A decomposição do concreto como resultado desse processo de lixiviação, o que significa que as estruturas que estão em constante contato com a água, que é o solvente, se deteriorarão. Isso leva ao aparecimento de cálcio, um componente encontrado no concreto.
Como um soluto, a água pode permear concreto - substância à base exposta à umidade por um longo período de tempo. Esta reação também é conhecida como lixiviação de hidróxido de cálcio.
Para saber mais a respeito de Lixiviação, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7285886
#SPJ4