Atualmente, ser adolescente é viver em um mundo em transição, com variados modelos sociolaborais de referência para guiar a construção da vida, tanto aqueles mais tradicionalmente constituídos quanto os mais contemporâneos (Birman, 2006; Lehman et al., 2006). Por exemplo, trabalhar, em boa parte do século XX, se resumia basicamente a ter uma boa formação, conseguir um bom emprego e mantê-lo até o final da vida em uma situação que possibilitava certa previsão do futuro. No entanto, hoje, além desses aspectos, trabalhar também é não ter clareza se a formação é suficiente, é mudar constantemente de emprego, trabalho, cidade e, muitas vezes, de profissão e nunca ter segurança, estabilidade e continuidade definitivas, como nos modelos anteriormente predominantes, constituídos ao longo do século XX. RIBEIRO, Marcelo Afonso et al. SER ADOLESCENTE NO SÉCULO XXI. Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos, Porto Alegre, p. 1-11, 2016.
Dê alguns exemplos, além dos citados no texto, de mudanças sofridas na dimensão do trabalho entre os adolescentes do século XXI e os das gerações anteriores.
Respostas
Dentre as mudanças sofridas na dimensão do trabalho entre os adolescentes do século XXI e os das gerações anteriores, é possível citar o fator capacitação, uma vez considerado predominantemente no âmbito do ensino superior, e hoje muito mais amplo graças ao ensino médio técnico.
As mudanças sofridas na dimensão do trabalho
Em gerações anteriores e também devido ao maior grau de dificuldade de inserção nas universidades, o ensino superior era mais valorizado e validado como o meio correto de construção de uma carreira sólida.
Contudo, essa concepção está em constante desconstrução em razão das possibilidades oferecidas pelo ensino técnico usualmente cursado durante o Ensino Médio, que significa a entrada mais rápida no mercado de trabalho, visto que não se mostram mais estritamente necessários os 4 ou 5 anos de formação superior.
Para muitas empresas, ambas as certificações possuem o mesmo peso, haja vista que as habilidades, como a proatividade, são também consideradas nas seleções.
Mais sobre a concepção de trabalho no mundo atual: brainly.com.br/tarefa/48320217
#SPJ1