Os gnomos e o sapateiro Era uma vez um sapateiro tão pobre, tão pobre, que só lhe restava couro para um único par de sapatos. Certa noite, quando ia começar a fazê-lo, sentiu-se cansado. Apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte. De manhã, quando voltou para a mesa de sua oficina, encontrou o par de sapatos prontinho. Apanhou cada um dos sapatos e examinou-os, tentando descobrir quem os havia confeccionado, mas não conseguiu: era um verdadeiro mistério. Intrigava-o ainda mais o fato de que aquele par de sapatos era o mais perfeito que ele já tinha visto. O sapateiro ainda estava parado, pensando, com o par de sapatos na mão, quando um freguês entrou em sua oficina. O homem apaixonou-se pelos sapatos e fez questão de comprá-los imediatamente. Peter, o sapateiro, não desejava vendê-los; queria primeiro descobrir como haviam aparecido em sua mesa. Mas o freguês lhe ofereceu tanto dinheiro pelos sapatos que ele terminou concordando em vendê-los. Peter usou o dinheiro para comprar mais couro. À noite, cortou o material e foi se deitar. No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa: os sapatos apareceram prontos e, em seguida, veio um freguês que os comprou por um preço altíssimo. E, assim, os dias se passavam e o sapateiro se tornava cada vez mais rico. Até que Heidi, sua mulher, sugeriu: — Precisamos descobrir o que está acontecendo! Em vez de ir dormir, vamos nos esconder atrás da porta e espiar. À meia-noite em ponto, surgiram dois graciosos gnomos, completamente nus. Sentaram-se na mesa de Peter com tanta rapidez, que ele e sua mulher não conseguiam enxergar os movimentos de suas mãos. Heidi ficou encantada com os gnomos: — Eles nos ajudaram, agora estamos ricos! — disse. — Mas os dois homenzinhos estão com frio! Isso não é justo! Vou costurar roupinhas lindas para eles. E assim o fizeram. Naquela noite colocaram as roupinhas ao lado do couro, e se esconderam. Os homenzinhos adoraram o presente. Desse dia em diante, os dois gnomos nunca mais voltaram, mas mesmo assi
Respostas
Se o trecho do texto, fosse reescrito de maneira formal: a alternativa correta correpondente é a alternativa C - aconteceu ou seja algo que ocorreu ou sucedeu, em algum no momento no passado.
Formas Verbais
Podemos classificar como formas Verbais, as diferentes maneiras de representações de um verbo, ou seja, as formas verbais são dependentes do modo, tempo e pessoa.
As formas verbais, são representadas quando os verbo tem a sua conjugação ordenada, ou seja, quando o tempo, pessoa e modos verbais mudam de posição de acordo a sua conjugação.
Para esse caso, nos foram usadas as seguintes alternativas de acordo com o texto são elas:
O pretérito mais-que-perfeito composto é um tempo muito utilizado na linguagem informal. A forma composta "havia acontecido", presente no segundo parágrafo, se reescrita de maneira formal, corresponde corretamente a
A "acontece".
B "acontecia".
C "aconteceu".
D "acontecera"
Sendo assim podemos concluir, que a alternativa correta é a letra (C)
Saiba mais sobre as Formas Verbais aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/249015
#SPJ4