O importante é que a criança possa brincar por brincar. Brincadeiras de faz-de-conta, de roda, de rua, folclóricos ou regionais, são as que possibilitam a criança a exercitar sua imaginação, criação e reinvenção, seja atribuindo significados diversos às suas ações e objetos ou mesmo experimentando situações novas ou de seu cotidiano. Serediuk, eliane ferraresi et al. Educação para a infância: lugar de criança, direito de brincar. Revista de educação puc-campinas, n. 14, 2012. Com base no trecho acima e com relação às questões atuais da infância, dos jogos e brincadeiras, analise as asserções abaixo: i. A infância é a representação da diversidade cultural, ela apresenta características próprias relacionadas ao local onde vive, ao grupo social que está integrada, e às experiências vividas no ambiente familiar. Porque ii. O brincar e jogar no ambiente escolar, apesar de terem muitas características imprevisíveis e dinâmicas, apresentam rotinas características: em relação ao número de vezes que elas se repetem, preferência por uma ou outra brincadeira ou jogo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Respostas
Sobre o ato de brincar durante a infância, é correta a Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O brincar durante a infância e as sociabilidades da brincadeira
O ato de brincar durante a infância não é apenas uma questão de lazer. Brincar é parte do desenvolvimento da criança, exigindo a construção de habilidades psicomotoras e sociais. É durante a brincadeira que a criança passa a conviver com o diferente, tanto em questão de ambientes diferentes, como na questão social.
Por isso, é fato que o brincar é também uma interessante forma de estabelecer a noção de limites em uma criança. Na escola, a brincadeira encontra um tutor, que estabelece regras de uso do espaço e de tratamento dos companheiros de escola.
Acreditamos que as alternativas estejam a seguir:
"Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I."
Para saber mais sobre a importância da brincadeira na infância, visite: https://brainly.com.br/tarefa/2888892
#SPJ4