3. Leia o poema de Luís de Camões, escrito no século XVI. De um ponto de vista portugués, ele aborda a chegada de Vasco da Gama à Índia e uma suposta saudação por parte de um líder da região.
Canto VII Deus, por certo, vos traz, porque pretende Algum serviço seu por vós obrado; Por isso só vos guia e vos defende Dos inimigos, do mar, do vento irado. Sabei que estais na Índia, onde se estende Diverso povo, rico e prosperado De ouro luzente e fina pedraria Cheiro suave, ardente especiaria.
Considerando o contexto das Grandes Navegações e o que você aprendeu sobre o século XVI, responda:
a. Quais seriam os inimigos dos navegadores portugueses?
b. O que o poema nos informa sobre as riquezas que os portugueses encontraram na Índia?
c. O poema expressa um ponto de vista português. Um poeta da Índia poderia ter des- crito essa chegada de outra forma? Explique sua resposta. Obrado: realizado Prosperado: prosper afortunado, bem-sucedido.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
De um ponto de vista português, ele aborda a chegada de Vasco da Gama à Índia e uma suposta saudação por parte de um líder da região. … Sabei que estais na Índia, onde se estende Diverso povo, rico e prosperado De ouro luzente e fina pedraria Cheiro suave, ardente especiaria. CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás