"porventura a justiça é desigual e mutável? não. Os tempos a que ela preside é que não correm a par, pois são tempos. [. ] não reparava que a justiça, a que os homens retos e santos se sujeitaram, formava nos seus preceitos um todo muito mais belo e sublime. Não varia na sua parte essencial, nem distribui e determina, para as diversas épocas, tudo simultaneamente, mas o que é próprio de cada uma delas. " (santo agostinho. Confissões. Petrópolis: vozes, 2001, p. 67-68). Inaugura-se, com santo agostinho, uma outra visão daquilo que se possa chamar por direito natural. Para os gregos, o direito natural era a busca da natureza das coisas, flexível, histórica, social, de cada caso. Para a tradição medieval, o direito natural é um rol de regras inflexíveis, não naturais no sentido de que não se veem na natureza nem na sociedade, mas que são oriundas do desígnio divino. Pode-se dizer que santo agostinho trata a lei natural como:
Respostas
Essa base se deu sobre a crença de Santo Agostinho durante o período da filosofia medieval, observando a lei natural, que acreditava que a razão não podia ser alcançada pela natureza do homem. Alternativa I se apresenta como correta.
Como explicamos a filosofia de Santo Agostinho?
Santo Agostinho baseou grande parte de suas teorias no platonismo e neoplatonismo, sendo Agostinho muito importante para o batismo do pensamento grego e a sua entrada na tradição cristã.
O filósofo reconhecia a importância do conhecimento, porém, criando uma dualidade entre esses dois fatos, pois mesmo reconhecendo um, dialogava sobre a fé e a busca pelo conhecimento serem a cura para a condição decaída da falta de razão humana.
Alternativas
Alternativa 1:
Retíssima e imutável.
Alternativa 2:
Temporal e transitória.
Alternativa 3:
Ininteligível, porém mutável.
Alternativa 4:
Racional, formulada ao agir.
Alternativa 5:
Mutável e passível de compreensão humana.
Mais sobre o trabalho de Santo Agostinho:
brainly.com.br/tarefa/51857403
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