• Matéria: Geografia
  • Autor: BruninhaDanna4963
  • Perguntado 3 anos atrás

[. ] Já interessado na expansão do império, Leopoldo II focou-se em conseguir a posse da rica região do Congo, que era cerca de 70 vezes maior que a Bélgica e possuía abundantes fontes de borracha, diamantes, ouro e marfim. Uma vez que o governo da Bélgica não quis se envolver na questão, o próprio Leopoldo II, como monarca constitucional, resolveu assumir o Congo como sua própria propriedade, a ser administrada não como uma colônia, mas como um bem pessoal da Coroa. [. ] Com base nesse texto, durante o Imperialismo, na Africa, o Congo sofreu um processo de conquista religiosa. Dominação política. Emancipação econômica. Progresso cultural


fernandojs32p9b06a: a resposta correta é Dominação política

Respostas

respondido por: Guimasf
2

Durante o Imperialismo, o Congo foi dominado politicamente. A resposta correta é letra B.

Imperialismo no Congo

Em 1884, Leopoldo II dominou o Congo como sua própria propriedade privada. O Congo era rico em matérias primas. Nesse período a principal matéria prima a ser explorada foi o látex.

Além da extração da borracha, o território foi utilizado para caça ilegal (principalmente para aquisição do marfim), extração de ouro e diamantes, além de plantações.

Ocorreu nesse período o genocídio de congoleses, comandado pelo rei Leopoldo II.  O domínio de Leopoldo II sobre o Congo foi marcado por exploração de trabalho forçado e utilização de castigos físicos e mutilações contra os nativos, e estima-se que 5 milhões de pessoas morreram.

Congo Belga

Em 1908, o governo da Bélgica passou o domínio do Congo para o Estado Belga.  O trabalho forçado continuou a ser explorado.

A independência do Congo ocorreu em 1960.

Leia mais sobre Leopoldo II e o Genocídio Congolês: https://brainly.com.br/tarefa/48027633

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares