1- Considere um átomo hidrogenóide cujo número atômico seja 10. Determine o comprimento de onda de um fóton emitido (ou absorvido) quando um elétron passa do nível 4 para o nível 3.
2- Considere o elemento químico cujo numero atômico é 13. Quantos elétrons estão presentes em seu nível de valência?
3- Aceleradores de partículas, como o LHC, permitem colidir partículas carregadas movendo-se a altíssima velocidade. Supondo um próton acelerado em um destes equipamentos até uma velocidade de 0,07c, determine o comprimento de onda associado a esta partícula.
Dados: mpróton = 1,673x10-27 kg; h = 6,626x10-34 J s; c = 2,998x108 m s-1.
Respostas
O comprimento de onda do fóton emitido é de 18,7 nm, no segundo caso, o átomo tem 3 elétrons no nível de valência e no terceiro caso, a partícula tem comprimento de onda associado de 18,9 fm.
Como se achar o comprimento de onda de um fóton emitido?
Para os átomos hidrogenoides é possível aplicar a fórmula de Rydberg, pois, eles são compatíveis com o modelo atômico de Bohr. Conhecendo o número atômico, é possível achar os comprimentos de onda dos fótons emitidos:
Como se determinar o número de elétrons no nível de valência?
Se o número atômico de um elemento químico for 13, devemos observar o número atômico do gás nobre anterior desse elemento. Neste caso, o gás nobre anterior ao elemento de Z=13 é o neônio com Z=10.
Isso significa que esse átomo tem 10 elétrons nos níveis internos, então tem 13-10=3 elétrons no nível de valência.
Como se achar o comprimento de onda associado à partícula?
Se conhecermos a velocidade da partícula e sua massa (ao ser um próton), podemos calcular o comprimento de onda da onda de matéria associada utilizando a equação de de Broglie:
Saiba mais sobre a mecânica quântica em https://brainly.com.br/tarefa/20622098
#SPJ1