Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. (REALE E ANTISERI, 2005, p. 99-100). A dialética de Hegel, propunha, portanto, três momentos que, de acordo com o trecho acima, marcavam o ritmo triádico. Assinale a alternativa que aponta esses momentos e suas características
Respostas
Ao levarmos em consideração quais seriam os principais problemas do conhecimento científico do absoluto bem como a dialética de Hegel como um todo, podemos inferir que os três momentos da dialética constituem no idealismo, no materialismo e na síntese entre estes dois conceitos. Sendo assim, a afirmativa correta é a alternativa D.
O que é a dialética de Hegel?
Em filosofia, a dialética de Hegel, também conhecida como dialética hegeliana, é um método interpretativo no qual a contradição entre uma proposição (tese) e sua antítese é resolvida a um nível superior de verdade (síntese).
O filósofo alemão Hegel propõe a noção de dialética tendo como base a ideia de totalidade, preservando em si cada uma das idéias ou etapas que uma problemática superou ou incorporou.
Nesse sentido, a superação ou incorporação seria um processo de desenvolvimento composto de "momentos" (etapas ou fases), fornecendo como produto final o conhecimento científico do absoluto.
Completando a pergunta…
a. A dialética hegeliana apontava um movimento baseado na maiêutica.
b. Hegel aponta a tese e a antítese, momentos positivos da razão e, por fim, a síntese, que traz a contradição e se mostra racionalmente negativa.
c. Hegel coloca que a dialética deve sair de um conceito – momento inicial -, para passar por uma reelaboração e culmina na busca por novas perspectivas de pensamento teórico.
D. Os três momentos da dialética constituem as etapas que marcam o pensamento de Hegel: o idealismo, o materialismo e, por fim, a síntese entre eles.
e. Os três momentos da dialética hegeliana consiste na tese (momento abstrato e determinado), a antítese (momento negativo, baseado na contradição) e, por fim, a síntese (racionalmente positiva, no qual há uma síntese dos opostos).
Aprenda mais sobre Hegel em: https://brainly.com.br/tarefa/25027831
#SPJ4
Resposta: Aap3 Filosofia da Educação
1-b Os três elementos da dialética hegeliana consistiam na tese...
2-a A proposta da educação para Hegel está relacionada à sua concepção...
3-b O pensamento de Hegel se baseia na dialética e no idealismo
4-b Materialismo histórico-dialético
Explicação: