A extremidade superior de um fio de aço de 3,80 m de extensão é presa ao teto, e um objeto de 54,0 kg é suspenso pela ponta inferior do fio. Você observa que um pulso leva 0,0492s para se deslocar de baixo para cima pelo fio. Qual é a massa do fio? Considere g = 10m/s2
Respostas
A massa do fio é de 344 gramas.
- Explicação:
O pulso nada mais é do que uma onda que se propaga pela corda em questão. Uma onda é caracterizada por transferir apenas energia ao longo de seu deslocamento, apenas.
A velocidade de propagação de uma onda (no caso das ondas mecânicas) depende do meio em que elas se encontram. Em uma corda(ou fio), por exemplo, a velocidade de propagação de uma onda pode ser calculada através da seguinte relação:
Onde T é a tensão aplicada à corda e μ é a densidade linear da corda.
A densidade linear (μ), por sua vez, é calculada da seguinte maneira:
Onde m é a massa total da corda e L é o comprimento total de propagação da corda.
Podemos encontrar a velocidade do pulso usando os conhecimentos de cinemática. A velocidade é descrita como:
Vale lembrar que a unidade de velocidade, no S.I, é dada em metros por segundo. Para isso, as medidas de deslocamento e tempo deve ser, respectivamente, metro e segundo.
Como o enunciado nos informa que um objeto de 54 kg de massa esta suspenso no fio em uma de suas extremidades, podemos concluir que a força de tensão aplicada no fio é igual à força peso do bloco, visto que o fio permanece fixo, em uma das extremidades, ao teto.
Sabendo disso temos que:
Substituindo na fórmula da velocidade de propagação da onda:
A massa do fio é de 344 gramas.