Neste capítulo, vimos que a reportagem é um gênero textual do domínio jornalistico e que compartilha com a notícia várias características formais. No entanto, uma das principais diferenças entre esses gêneros diz respeito ao tratamento da informação Diferentemente da notícia, a reportagem vai além do relato simples dos fatos. Nela o jornalista aborda um tema com mais profundidade e criticidade, o que torna o seu texto mais próximo da argumentação que do relato. Pensando nisso, releia o pará- grafo a seguir.
(Ou seja, se ela estivesse em vigor durante o período analisado pela equipe de re- portagem, quase mil trabalhadores resgatados (959) não se enquadrariam na nova definição e podiam estar até hoje em condições degradantes.)
a) A que termo se refere a palavra ela?
b)Qual é o posicionamento dos repórteres a respeito da portaria publicada pelo ministério do trabalho em outubro de 2017?
c) que recurso sintático os autores utilizaram para expressar esse posicionamento?Explique.
Respostas
a) O pronome "ela" se refere à portaria que altera o conceito de trabalho escravo.
b) O posicionamento dos repórteres é que essa portaria permitiria que trabalhadores continuassem em situações de trabalho semelhante à escravidão, já que só considera trabalho análogo à escravidão aquele em que há restrição de liberdade.
c) O recurso sintático é o uso da conjunção condicional "se" e de verbos no subjuntivo e no futuro do pretérito para indicar hipótese.
Reportagem
A reportagem é um gênero textual jornalístico que procura ampliar as informações trazidas por uma notícia por meio de pesquisar aprofundadas sobre o assunto noticiado e por meio de entrevistas com especialistas, que trazem explicações para ajudar o público a entender melhor o que está acontecendo.
Mais sobre reportagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/38496543
https://brainly.com.br/tarefa/38914287
#SPJ1